Sinduscon – MG

Notícias

Home / Artigo: “Novo ano, novas esperanças”

Artigo: “Novo ano, novas esperanças”

*Ilso José de Oliveira

2017 chegou ao fim. Para o segmento de Engenharia e Construção foi um ano difícil, com poucas oportunidades, o que muito prejudicou o desempenho das empresas que atuam no setor.

Apesar da forte crise, podemos contabilizar também alguns aspectos positivos. As reformas estruturantes já consolidadas, tais como o teto de gastos públicos e a Reforma Trabalhista são passos fundamentais para retomarmos o dinamismo que já vivenciamos na economia brasileira há alguns anos, especialmente na Indústria da Construção. A Reforma Trabalhista, que modernizou algumas regras arcaicas que ainda vigoravam, por exemplo, a meu ver vai abrir caminho para o aumento da produtividade das empresas, reduzindo fortemente a informalidade e garantindo maior segurança jurídica. As empresas terão então mais liberdade em ofertar melhores oportunidades e ganhos maiores aos profissionais mais produtivos. Vejo que as mudanças estão começando a surtir efeito e a queda dos juros e a inflação em patamares mais razoáveis, como vemos hoje, terão fundamental importância no processo de retomada dos investimentos, que certamente virá, espero eu, que a curto e médio prazo.

Ouso dizer que o segmento de Engenharia e Construção sairá mais competente deste período. Observo que as empresas têm buscado alternativas para assegurar sua sobrevivência e aprimorar o atendimento às necessidades do mercado. Mais do que nunca será necessário assimilar as lições aprendidas e unir esforços na busca de parcerias que possam somar na construção de soluções que agreguem produtividade, qualidade, segurança e competitividade aos serviços prestados.

Um novo e melhor tempo me deixa otimista, pois entendo que a sabedoria do próprio mercado levará a relações contratuais mais éticas e transparentes. A valorização da engenharia também deve ser enfim entendida pelas partes como fundamental. Nota-se, embora ainda de forma tímida, os investidores se movimentando para viabilizar projetos que em breve gerarão oportunidades para todos. A atual Diretoria do Sinduscon-MG vem intensificando esforços no sentido de contribuir para que o Setor como um todo tenha dias melhores. Acreditamos que os ajustes na legislação trabalhista, ao contrário do que dizem, fortalecerá aqueles sindicatos que efetivamente trabalharem forte no sentido de gerar resultados e benefícios para seus representados.

Em resumo, penso que nossos passos precisam continuar sendo bem direcionados, para que não haja perda de tempo e de mais recursos. Nessa jornada, é importante pensar na construção de relacionamentos mais éticos e equilibrados, para alcançarmos um futuro melhor.

*Vice-presidente de Obras Industriais do Sinduscon-MG