Sinduscon – MG

Notícias

Home / Copom aumenta a Selic para 13,75% a.a.

Copom aumenta a Selic para 13,75% a.a.

Fonte: CBIC

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) aumentou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual. Foi a 12ª elevação consecutiva e confirmou as expectativas do mercado financeiro. Com isso, a referida taxa, que estava em 13,25% a.a., passou para 13,75% a.a. No atual ciclo de elevações, a Selic já aumentou 11,75 pontos percentuais. Dessa forma, a taxa voltou ao patamar do final do ano 2016, quando também foi 13,75%a.a.

A justificativa utilizada para o atual ciclo de aperto monetário é a inflação. Nesse contexto, é importante ressaltar duas questões: o aumento de preços acontece no cenário global. Com o início da pandemia, as cadeias produtivas globais foram impactadas e sofreram forte desestruturação. Com o avanço da vacinação, elas iniciaram um processo de readequação.

“Entretanto, sofreu novo impacto em fevereiro/22, com o início dos conflitos entre Rússia e Ucrânia. Dessa forma, a elevação de preços é um fenômeno mundial. O Índice de Preços ao Consumidor da União Europeia, por exemplo, acumulou nos últimos 12 meses, encerrados em junho/22, alta de 9,6%. Nos Estados Unidos, neste mesmo período, a variação foi de 9,1%, o que correspondeu a maior alta em 12 meses desde novembro/1981. No Brasil, o aumento foi de 11,9%”, disse a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

A análise dos resultados de alguns países também evidencia o quanto o aumento de preços atual está superior ao registrado anteriormente. No Chile, por exemplo, enquanto nos últimos 12 meses encerrados em junho/21 a inflação acumulou alta de 3,8%, nos últimos 12 meses encerrados em junho/22 a alta foi de 12,5%. Na Espanha, nessa mesma base de comparação, o Índice de Preços ao Consumidor passou de 2,7% para 10,2%.

Clique aqui e leia o informativo econômico na íntegra.

O informativo tem interface com o projeto “Banco de Dados da Construção – BDC”, em correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).