Data 02/02/2018
Local Auditório Sinduscon-MG
Horário das 09h às 18h
Valor(Associado) R$ 380.00
Valor(Não Associado) R$ 480.00
OBJETIVO:
Capacitar os profissionais da área de Construção Civil nos aspectos relacionados com a contabilidade de empresas imobiliárias, apuração do custo e receita de venda de unidades imobiliárias, bem como apuração e recolhimento dos tributos da referida atividade.
PÚBLICO-ALVO:
Empresários e gestores da atividade imobiliária, contadores, corretores de imóveis e demais interessados no tema.
PROGRAMA:
1. Introdução ao Sistema de Contabilidade Imobiliária
o Conceitos Iniciais.
2. Formas do Negocio Imobiliário
o Equiparação de Pessoa Física a Pessoa Jurídica - condições, rotinas contábeis e tributárias, obrigações;
o Sociedade em Conta de Participação - SCP;
o Sociedade de Propósito Específico - SPE;
o Patrimônio de Afetação;
o Consórcio de Empresas;
o Condomínio;
o Parceria Imobiliária.
3. Contabilidade Societária
o Conceitos Básicos;
o Registro e Controle de Estoques de Imóveis;
o Formação de custo de obra;
o Apuração do resultado das vendas à vista e à prazo;
o Contratos com Clausula Suspensiva;
o Tratamento tributário dos juros e atualização monetária nos contratos de vendas a prazo – Ajuste de Valor Presente;
o Momento de reconhecimento da Receita e Custos;
o Procedimento contábil em relação à comissão de venda, estande de vendas e apartamento modelo;
o Provisão de Garantia;
o Reconhecimento contábil de resultado pelo grau de execução da obra – POC;
o Tratamento contábil dos encargos da venda;
o Permuta Imobiliária.
4. Contabilidade Fiscal
o Permuta de Imóveis – tributação no lucro real e presumido;
o Tributação do Patrimônio de Afetação das incorporações imobiliárias – Lei 10.931/04;
o Apuração do IRPJ, CSLL, do PIS e da COFINS nas operações imobiliárias.
5. Obrigações Acessórias
o DIMOB - Declaração de Informações sobre Atividade Imobiliária;
o EFD Contribuições: Escrituração Fiscal Digital das Contribuições;
o DOI – Declaração de Operações Imobiliárias;
o COAF – Conselho de Controle das Atividades Financeiras.
INSTRUTOR:
EVARLEY DOS SANTOS PEREIRA - Consultor Jurídico; Contador-Tributarista; Auditor; Professor; Perito Judicial; Ex-Gerente da filial COAD-MG; Pós Graduado em Planejamento Tributário, Auditoria e Gestão Tributária; especialista em tributos federais, estaduais e municipais; instrutor de cursos, seminários e palestras para entidades como Conselhos Regionais de Contabilidade, Sindicato de Contabilistas em Minas Gerais, SENAI, FIEMG, Escola de Líderes FIEMG, SESCOOP, SINDUSCON-MG, SENAC, SEBRAE, AMIS, Revistas Fiscais Verbanet, Informare e COAD, assessor de empresas e autor de trabalhos.
Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a 2 participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.
ATENÇÃO: No pagamento via boleto bancário, a efetivação da inscrição está condicionada à confirmação de baixa pela instituição financeira. O documento poderá ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o seu vencimento.
IMPORTANTE! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail.
DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento implicará na perda do valor da inscrição.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO: Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso, será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição.
Pagamento com boleto - 10% de desconto!