1- DISPONIBILIZAR AOS TRABALHADORES ACESSO A INFORMAÇÕES SOBRE CUIDADOS DE PREVENÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS.
2 – DISPONILIZAR E INCENTIVAR A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS, USO E DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS E ADOTAR SISTEMA DE TRABALHO HÍBRIDO.
3 – CRIAR, DIVULGAR E REFORÇAR PROTOCOLOS DE IDENTIFICAÇÃO, ENCAMINHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE TRABALHADORES COM SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO.
4 – INSTITUIR MECANISMOS E PROCEDIMENTOS PARA QUE OS TRABALHADORES POSSAM REPORTAR AOS EMPREGADORES SE ESTIVEREM DOENTES OU EXPERIENCIANDO SINTOMAS.
5 – MANTER DISTÂNCIA SEGURA ENTRE OS TRABALHADORES, CONSIDERANDO AS ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E DOS ÓRGÃOS OFICIAIS ESTADUAIS E MUNICIPAIS.
6 – PRIORIZAR FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS E TURNOS PARA EVITAR AGLOMERAÇÃO E DISTRIBUIR O FLUXO DE PESSOAS ATENDENDO ÀS ORIENTAÇÕES DE DISTANCIAMENTO SOCIAL.
7 – LIMPAR E DESINFETAR OS LOCAIS DE TRABALHO E ÁREAS COMUNS NO INTERVALO ENTRE TURNOS OU SEMPRE QUE HOUVER A DESIGNAÇÃO DE UM TRABALHADOR PARA OCUPAR O POSTO DE TRABALHO DE OUTRO.
8 – REFORÇAR A LIMPEZA DE REFEITÓRIOS, SANITÁRIOS E VESTIÁRIOS, ALÉM DE PONTOS DE CONTATO COMO CORRIMÕES, MAÇANETAS, TERMINAIS DE ENTRADA, SAÍDA E DE PAGAMENTO, ELEVADORES, MESAS, CADEIRAS, ETC.
9 – PRIVILEGIAR A VENTILAÇÃO NATURAL NOS LOCAIS DE TRABALHO. NO CASO DE USO DE AR-CONDICIONADO, EVITE RECIRCULAÇÃO DE AR E ESTEJA EM DIA COM MANUTENÇÕES PREVENTIVAS E CORRETIVAS.
10 – INCENTIVAR A VACINAÇÃO DE TRABALHADORES POR MEIO DE CAMPANHAS INTERNAS DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO.
Saiba mais: https://www.sinduscon-mg.org.br/informacoes-e-orientacoes-sobre-medidas-de-prevencao-covid-19/