Investir em segurança é um compromisso da Indústria da Construção. A cada ano, entidades e empresas têm intensificado os esforços em programas continuados de prevenção de acidentes. Esse movimento tem gerado muitos resultados positivos e um deles é o 17º Prêmio de Segurança do Trabalho, que será entregue, na próxima segunda-feira, dia 25, durante o Fim de Tarde Sinduscon-MG, às construtoras que se destacaram com postura ativa em prol da segurança e propiciaram um bom ambiente de trabalho aos seus funcionários.
A cerimônia de premiação abre a semana em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, em 27 de julho. Realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e pelo seu braço social, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), o Prêmio traz como grande vencedora a Odebrecht Realizações Imobiliárias, eleita a melhor nas categorias “Empresa Prevencionista” e “Empresa Destaque na Área de Vivência”.
Já as construtoras que alcançaram as cinco melhores médias de pontuação abaixo da vencedora serão premiadas com o “Certificado de Empresa Prevencionista”. Por ordem alfabética, são elas: Construtora Caparaó, Construtora M. Matos, Construtora Segenco, EPO Engenharia e Planejamento de Obras e Dominus Engenharia.
Para eleger as vencedoras, uma equipe técnica realizou verificações dos procedimentos de segurança nos canteiros de obras inscritos com a ajuda do software de gestão de riscos Segcon, desenvolvido pelo Seconci-MG. A plataforma relaciona os elementos da obra a itens da Norma Regulamentadora Nº 18, além de fornecer referência também a normas complementares.
A 17ª edição do Prêmio de Segurança do Trabalho também buscou reconhecer aqueles funcionários que implementaram procedimentos mais seguros no canteiro de obras. Assim, na categoria “Operário Destaque na Segurança no Trabalho” serão agraciados Felício Ferreira de Oliveira, da Dominus Engenharia, Jones Pinheiro de Souza, da Odebrecht Realizações Imobiliárias, e Wanderley da Costa Campos, da Construtora Caparaó.
Prosa Segura
O Prêmio de Segurança do Trabalho é apenas um dos vários projetos que o Sinduscon-MG e o Seconci-MG promovem com o intuito de impulsionar ainda mais o desenvolvimento do setor em Minas Gerais. Na quarta-feira, dia 27, marcando o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, o Seconci-MG realiza também o Prosa Segura: Prevenção de Acidentes com Queda em Altura e Choque Elétrico.
O evento vai debater a segurança no trabalho em altura conforme às diretrizes da Norma Regulamentadora 35, as determinações sobre instalações elétricas da ABNT NBR 5410, assim como a prevenção de acidentes e utilização de dispositivos de proteção contra surtos elétricos (DPS) em canteiros de obras.
Desde junho de 1992 até o final de junho deste ano, o Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG promoveu palestras sobre temas relacionados à segurança para cerca de 80 mil pessoas, tendo realizado também no período cursos e treinamentos para mais de 122 mil trabalhadores.