Sinduscon – MG

Notícias

Home / 22º Congresso de Materiais e Tecnologia debate normas que regem o projeto das estruturas de concreto

22º Congresso de Materiais e Tecnologia debate normas que regem o projeto das estruturas de concreto

Cristiane Miranda/Interface Comunicação

Tradicional evento técnico do setor, o “22º Congresso de Materiais e Tecnologia do Sinduscon-MG” teve sua abertura nesta terça-feira (24/10), segundo dia do Construa Minas 2023. Com o tema “Projeto de estrutura do concreto”, o encontro reuniu palestrantes que abordaram as principais questões da Norma ABNT NBR 6118 que define os critérios gerais que regem o projeto das estruturas de concreto, sejam elas de edifícios, pontes, obras hidráulicas, portos ou aeroportos etc.

“Esse já é um evento consagrado do nosso sindicato. Trouxemos um tema de grande relevância, que merece toda a nossa atenção e discussões. Os temas abordados no congresso visam atender as demandas dos nossos associados. Para isso, contamos sempre com as maiores autoridades nesse ramo”, disse o vice-presidente da área de Materiais e Tecnologia do Sinduscon-MG, Ignácio Valle Ribeiro, presente à abertura do congresso.

A 1ª vice-presidente do Sinduscon-MG, Alessandra Lott, ressaltou a importância do Congresso de Materiais e Tecnologia, criado em 1999. “Esse evento se tornou um fórum de debates muito importante para o setor. O tema escolhido para este ano é o concreto, uma demanda do próprio mercado”.

Boas práticas

Com uma série de palestras, o Congresso de Materiais e Tecnologia deste ano trouxe debates a respeito da Norma NBR 6118. O engenheiro civil Daniel Gomes Cabral de Almeida, especialista em Geotécnica, falou sobre o início dos processos nos empreendimentos, as propostas de elaboração do projeto estrutural. Ele ressaltou que o sucesso da obra se deve, principalmente, “ao início do processo de contratação”.

A segunda palestra “Boas práticas-Projeto de Estrutura de Concreto-Premissas da NBR 6118” foi ministrada pelo engenheiro Hélio Pereira Sobrinho. Ele apresentou um histórico do surgimento da norma, em 1940, e sua evolução até os dias atuais. “A norma foi inserindo obrigações que deram mais segurança à construção”, observou.

O presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Luiz Aurélio Fortes da Silva, falou sobre o item 5 da NBR 6118 que dispõe sobre os “Requisitos gerais de qualidade da estrutura e avaliação da conformidade do projeto”. Ele destacou as condições gerais que as estruturas de concreto devem atender, como a capacidade de resistência; o desempenho em serviço; e a durabilidade.

Fechando o primeiro dia do 22º Congresso, no Construa Minas 2023, o engenheiro Paulo Rafael Cadaval Bedê trouxe o tema “Especificação do concreto dosado”. Paulo Rafael destacou a importância do profissional considerar todos os aspectos da obra. “São muitos os aspectos a serem considerados, por isso, é de extrema importância ter um olhar atento dos profissionais”. O engenheiro também ressaltou que a profissionalização na Construção Civil é um caminho sem volta , ” só assim iremos garantir mais segurança e mais eficácia nos processos”, concluiu. 

O Construa Minas 2023 tem patrocínio da TopMix Concreto (Diamante), Confea (Prata), Copasa (Prata), Sicoob Imob.vc (Patrocínio Prata), Plan Radar (Prata), Mais Controle (Patrocínio StartUp) e apoio institucional da ABRH-MG, CMI/Secovi MG, CREA-MG, Sinaenco-MG, Sindicer-MG, Ibmec, UFMG/DEMC e Tia Lia Lanches.