A segunda edição do Seminário Imobiliário Sinduscon-MG, inserido dentro da programação do Maio Profissional, promovido pela Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade Fumec (FEA), reforçou a importância da aproximação entre a academia e o mercado da Construção Civil. O sucesso da parceria entre o Sindicato e a instituição de ensino foi confirmado pela presença em grande número dos estudantes nas palestras que abordaram temas como empreendedorismo, gestão de pessoas e normas técnicas.
Os dois eventos foram direcionados à comunidade acadêmica e tiveram as inscrições gratuitas. O Seminário Imobiliário, realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), contou com seis palestras. No dia 07 foi realizada a abertura com a presença da presidente do Sinduscon-MG Jovem, Flávia Gontijo, que destacou a necessidade de interação entre os futuros engenheiros e as empresas consolidadas do mercado.
A primeira apresentação foi realizada pelo CEO da Precon Engenharia, Marcelo Monteiro de Miranda, eleito um dos CEOs do Futuro pela revista Você S/A, em 2007. O executivo destacou a necessidade dos profissionais estarem cada vez mais alinhados com as práticas inovadoras e com as tendências para, assim, poder identificar oportunidades e focar a estratégia de suas carreiras e negócios. Logo depois, o diretor-presidente da Concreto Empreendimentos e Participações, Miguel Safar, abordou as características do mercado de imóveis de alto padrão e descreveu a história da sua empresa.
Atualmente, um dos principais desafios do setor de Construção é recrutar, capacitar e reter mão de obra. Os profissionais capacitados e qualificados são ainda mais escassos, demandando das empresas a elaboração de estratégias de benefícios e suporte aos profissionais. Por isso, o segundo dia do ciclo de palestra do Seminário Imobiliário, realizado dia 08, foi aberto pelo diretor de Recursos Humanos da Construtora Caparaó, Silvano Aragão. Sob o tema Gestão de Pessoas na Construção Civil, o especialista apontou tendências e ações para nortear as relações entre empresas e funcionários.
Também no dia 08, o 1º vice-presidente do Sinduscon-MG, André de Souza Lima Campos,mostrou as diretrizes do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), ressaltando as oportunidades que o projeto do governo federal abriu no setor da Construção Civil. Além do financiamento e dos subsídios, o déficit habitacional é outro fator que sustenta as perspectivas positivas neste segmento. Um exemplo é a Emccamp Residencial, empresa que mais constrói moradias populares dentro do PMCMV e da qual André Campos é vice-presidente.
O 2º Seminário Imobiliário do Sinduscon-MG também contemplou apresentações técnicas. As próprias transformações do mercado, como o surgimento de novos materiais e desenvolvimento de processos construtivos, obriga os futuros engenheiros a estarem atentos e atualizados. As mudanças na legislação, a definição de novos padrões de qualidade e a necessidade de incorporar práticas de sustentabilidade nos projetos são outros fatores que diferenciam o bom profissional no mercado. Diante deste cenário, no dia 13, o assessor técnico do Sinduscon-MG, Roberto Matozinhos, ministrou a palestra sobre Norma de Desempenho, e, no dia 20, ele retornou ao auditório da FEA para explicar aos estudantes os métodos para o Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil.
Além do 2º Seminário Imobiliário Sinduscon-MG, a programação do Maio Profissional ofereceu aos estudantes uma série de atividades durante todo o mês de maio, incluindo palestras, seminários, oficinas e workshops nas áreas de engenharia.