Andréia Lomas/Interface Comunicação
Na tarde desta quarta-feira (25/10), o Sistema Integrado Mineiro do Vidro Plano (Simvidro-MG) promoveu o 4° Seminário de Vidros e Esquadrias – Simvidro, no Construa Minas. O evento trouxe o que há de novo sobre o tema, para incentivar a atualização dos gestores e profissionais de construtoras, vidraçarias, serralheiros, arquitetos e engenheiros civis.
ABERTURA
A fala inicial ficou por conta de Renato Michel, presidente do Sinduscon-MG. Michel abordou o atual cenário do setor vidreiro no Brasil e seu recorde para o Estado de Minas Gerais.
EDUCAVIDRO
Após a abertura, Taise Victoriano, representante da Educavidro, apresentou a plataforma para o público presente e explicou como buscam sanar o maior desafio enfrentado pelos profissionais da cadeia vidreira. “Qual o maior desafio? Conhecimento! Por isso, trouxemos a Educavidro, a plataforma de ensino à distância (EAD), 100% digital, gratuita e com emissão de certificado, com o objetivo de levar conteúdo técnico atualizado e relevante a qualquer pessoa interessada em ampliar seus conhecimentos sobre vidros planos.”, ressaltou Taise.
*Para acessar a plataforma, clique no link: https://educavidro.com.br/
SEGURANÇA
Nome expressivo no mercado, Fabíola Rago, diretora do Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação (IBELQ), ministrou duas palestras. A primeira foi “Esquadria de Vidros – Normas, aplicações e desafios das grandes obras”.
A segunda palestra foi a de “Certificação em Guarda-Corpo, Esquadria e Vidros”, onde ela ressaltou como a responsabilidade das escolhas realizadas pelos profissionais do vidro fazem a diferença para a segurança ao final. “Temos que trabalhar juntos em prol da qualidade comprovada por todos os intervenientes. Faça sua parte e utilize vidros certificados”, clamou Rago.
Neste mesmo caminho sobre reformas e segurança em projetos, Thalita Rezende, projetista na BM Consultoria em Esquadrias, apresentou o case de sucesso do Edifício Banlavoura, na palestra sobre “Instalação de Fachadas – Os desafios do Retrofit para Fachadas”. A projetista explanou o passo a passo do início à entrega da obra, como decidiram pelos materiais utilizados e deu uma aula aos presentes.
NOVIDADE
Como originalidade para o mercado, Luiz Fernando Vieira, representante das marcas Vetrotech e Saint Gobain, apresentou a palestra “Vidro Resistente ao Fogo – Norma e aplicações em fachadas e outros sistemas”. Com reconhecimento internacional, Vieira trouxe para o seminário a inovação do vidro resistente ao fogo, suas aplicações e, principalmente, segurança na Construção Civil. Ao final, Luiz Fernando respondeu as perguntas sobre tempo de produção, prazo de entrega e como realizar a instalação e deixou uma reflexão para a chamada de ação: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”, concluiu, com a frase de Albert Einstein.
RESULTADOS
Fabrício Prado, representante comercial da CristalTemper, veio de Muriaé-MG e falou sobre sua experiência e o quão proveitoso foi sua participação no seminário. “É um momento que vale muito a pena aproveitar, pois nos faz crescer. Nós, como representantes, temos a função de levar novidades para o mercado e essa necessidade está sendo atendida aqui, neste evento”, ressaltou Prado.