Sinduscon – MG

Notícias

Home / 4º Workshop do SINDILEQ discute Reforma Tributária e Gestão no mercado de locação

4º Workshop do SINDILEQ discute Reforma Tributária e Gestão no mercado de locação

Carla Fialho/Interface Comunicação

O 4º Workshop Gestão e  Mercado, realizado pelo Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do Estado de Minas Gerais (SINDILEQ-MG), marcou, nesta sexta-feira, 23, o último dia do Construa Minas 2024, principal evento da indústria da Construção Civil de Minas Gerais. Locatários, representantes do sindicato e trabalhadores conversaram sobre os temas que vêm impactando o setor.

Um deles foi a  Reforma Tributária. O Gerente de Relacionamento da Previsa, Samuel Vinícius dos Santos, destacou que, a princípio, a instituição do novo imposto, o IBS, proposto pela Reforma, pode trazer um desfavorecimento ao setor, com aumento da carga tributária. “Mas não temos uma definição clara ainda. Acreditamos que outros setores ainda vão se mobilizar para termos uma redução da carga tributária”, analisou.

Samuel ainda falou de um questionamento comum entre empresários de locação: Quando devo mudar de Simples Nacional para Lucro Real ou Presumido? De acordo com ele, é preciso analisar em primeiro lugar o desembolso, ou seja, qual a carga tributária a empresa está pagando no Simples Nacional. “Para uma empresa que fatura mais de R$ 4milhões, por exemplo,  não é interessante e eficaz tributariamente estar no Simples Nacional que, embora muito benéfico, também é limitado”, ponderou.

A partir disso, Samuel ressaltou que outros fatores como folha de pagamento e a não cumulatividade do PIS e Cofins para o Lucro Real devem ser considerados. A orientação do especialista é que as empresas tenham um consultor, um especialista super qualificado para fazer um planejamento tributário e conduzir esse processo.

Equipe de vendas

Como transformar as equipes de vendas em um time de alta performance? Esse foi o segundo tema debatido no Workshop, pelo gerente executivo do SINDILEQ-MG, Allan Rodrigues. Segundo ele, a maioria dos perfis das equipes comerciais das locadoras ainda se comporta como “vendedor” de produtos. “O aluguel de equipamentos é uma commodity, que todo mundo oferece o mesmo produto. Então como vamos nos diferenciar no mercado e sair da guerra de preços?”, indagou.

De acordo com Allan, é necessário mudar o perfil de atendimento. “A equipe comercial não pode simplesmente alugar equipamento. Ela precisa entregar soluções para os clientes”, orientou, enfatizando que é preciso visitar esse cliente e entender suas dores. “Qualquer cliente está disposto a pagar o preço justo para quem solucionar seus problemas”, complementou.

Allan Rodrigues ainda enfatizou que para ter uma equipe de alta performance, os locadores precisam, em primeiro lugar, contratar o profissional certo, para o lugar certo. “Depois investir em treinamento e desenvolvimento constantes da equipe de vendas. É importante também criar uma remuneração adequada para evitar o êxodo dos seus talentos”, aconselhou.

O Construa Minas 2024 é uma realização do Sinduscon-MG e da CBIC, com apoio master do Sebrae. Tem patrocínio da Topmix (Diamante), Confea, Copasa/Governo de Minas e Sicoob Imob.Vc (Prata), Agera e Sienge (Bronze). E apoio institucional da ARMBH, CMI Secovi-MG e Sinaenco-MG.