Sinduscon – MG

Notícias

Home / 8º Fórum Sinduscon-MG de Gestão de Pessoas aborda a estratégias para aumentar a produtividade nos canteiros de obras

8º Fórum Sinduscon-MG de Gestão de Pessoas aborda a estratégias para aumentar a produtividade nos canteiros de obras

Presidente do Sinduscon-MG, Luiz Fernando Pires, reforça a importância da gestão de pessoas para as construtoras (Bruno Carvalho/Sinduscon-MG)No último dia 20, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), por meio do seu Grupo de Intercâmbio da Construção Civil em Recursos Humanos (GICC-RH), realizou a oitava edição do Fórum Sinduscon-MG Gestão de Pessoas. Com o tema Gestão, Cenário e Oportunidades, os painéis discutiram ações voltadas ao engajamento dos funcionários com vistas ao aumento de produtividade. Voltado para diretores, gerentes e profissionais ligados ao setor de pessoal e RH, o evento reuniu cerca de 200 pessoas.

Durante a abertura, o presidente do Sinduscon-MG, Luiz Fernando Pires, ressaltou a importância e a contribuição que o Fórum tem incorporado à Indústria da Construção mineira nos últimos anos. Segundo o dirigente, para tornar as empresas do setor ainda mais competitivas é fundamental o aumento da produtividade da mão de obra. Em seguida, o coordenador do GICC-RH, Silvano Aragão, reforçou que o engajamento das pessoas é decisivo para o sucesso estratégico das organizações.

Cerca de 200 profissionais participaram do Fórum (Bruno Carvalho/Sinduscon-MG)A primeira apresentação, que deu tema ao evento, foi a do consultor empresarial Cristiano Lopes. De forma performática, ele explicou a evolução pela qual as organizações passaram ao longo da história, inclusive mostrando as mudanças nos organogramas, nos estilos de gestão e nas competências requeridas de seus profissionais.

Na sequência, a diretora de RH da Direcional Engenharia, Ana Carolina Huss, e a gerente de RH da Mascarenhas Barbosa Roscoe, Bárbara Gurgel, descreveram projetos implementados em suas empresas que tiveram como foco desenvolver lideranças nos canteiros de obras. Nas duas experiências, o treinamento e ações para engajamento dos mestres e encarregados de obra resultaram em melhoras nos índices das empresas, em especial na produtividade, absenteísmo e rotatividade.

Especialistas debateram os desafios da gestão de pessoas dentro das construtoras (Bruno Carvalho/Sinduscon-MG)Já na segunda metade do evento foi destaque o painel que discutiu temas com o eSocial, programas de RH voltados para a base da pirâmide do quadro de funcionários e os desafios de reter a mão de obra, principalmente de serventes e pedreiros. Durante o intervalo e no encerramento do 8º Fórum Sinduscon-MG Gestão de Pessoas, o público participante foi agraciado com o show da cantora Paula Sete.

Participantes do Fórum contribuíram com materiais escolares para entidade beneficente (Néllie Branco/Sinduscon-MG)Como forma de também promover a responsabilidade social, o Fórum realizou uma campanha de arrecadação de material escolar. Ao todo, a organização do evento conseguiu angariar 178 cadernos, 71 caixas de lápis de cor, 160 borrachas, 485 lápis de escrever, 69 apontadores, 72 canetas, 31 estojos de giz de cera, entre outros materiais. Os donativos foram destinados ao Projeto Verena, que atende cerca de 230 crianças e adolescentes de 06 a 16 anos em situação de risco social. 

O 8° Fórum Sinduscon-MG – Gestão de Pessoas foi patrocinando pelo Pasi, pela Solutions Gestão de Seguros e pela Rhumo. O evento contou também com o apoio da Ação Gerencial, Origem Jogos e Objetos e Smartalk.