A loja de materiais de acabamento Bel Lar estima repetir o crescimento registrado em 2007 neste ano. A empresa apresentou um incremento nos negócios de 16% no exercício passado, dez pontos percentuais acima do atingido pela construção civil, que foi de 6%, segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG). Para 2008, a expectativa da Bel Lar é manter o índice. Com três lojas em Belo Horizonte e 40 anos de mercado, a empresa comercializa revestimentos, louças, metais, armários e acessórios. De acordo com o proprietário e diretor-geral, Osvaldo Cypriano, a seleção dos produtos vendidos nas lojas é responsável pelo aquecimento. “Só trabalhamos com produtos de primeira linha, voltados principalmente para a classe A. Este público é mais fiel”, afirmou. Um dos diferenciais da Bel Lar, segundo Cypriano, é a forma como os atendimentos são realizados. Em junho de 1985, a empresa foi transferida para a avenida Dom Pedro II, no bairro Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte. Com 2 mil metros quadrados, o galpão foi transformado em um salão de vendas, onde o atendente e o cliente circulavam pelos produtos sem que um balcão ficasse entre eles. “Este esquema personalizado de vendas foi pioneiro em Belo Horizonte e funciona até hoje”, disse. O diretor ressaltou que, com este layout, os produtos ficam dispostos de forma mais atraente. “O cliente encontra espaços montados e tem uma melhor noção de como os acessórios podem ser combinados. A visão geral dos produtos melhora as vendas”, afirmou. A empresa também se destaca por disponibilizar serviços de decoração. “Temos uma decoradora que busca soluções e executa projetos de paginação sem custo adicional.” A empresa não tem estimativas de investimento para o futuro. De acordo com Cypriano, o objetivo é reunir o que há de novo no mercado de acabamentos em um único lugar. Como as lojas funcionam em pontos estratégicos, é preferível investir dentro delas. “Os próprios fornecedores patrocinam os estandes que existem na Bel Lar. Os estandes que são melhor estruturados, mais realçados, vendem mais. Por isso, a preocupação com os espaços é constante”, contou. Atualmente, cerca de cem funcionários trabalham na empresa. Apesar de a Bel Lar ser voltada para o varejo, grande parte das vendas é direcionada ao atacado. A porcentagem não foi revelada por questões estratégicas, mas o diretor afirmou que os números são significativos. MARX FERNANDES