Magalhães explicou que a estratégia é reforçar a marca no bairro Gutierrez Com cinco anos no mercado, a construtora já entregou cerca de 15 empreendimentos naquela região. RODOLPHO SL0S Enquanto a maioria das construtoras da capital mineira investe na região do Vila da Serra, em Nova Lima, Vetor Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a construtora Terrazzas descobriu no bairro Gutierrez, região Oeste da Capital, um nicho de mercado em expansão. Inaugurada em 2003, a empresa cresceu 40% a cada exercício de lá para cá e pretende alcançar o índice de 100% até o final de 2008. O valor geral de vendas (VGV) no primeiro semestre foi de R$ 30 milhões. Só neste ano, a Terrazzas pretende entregar cinco prédios e lançará três unidades até o segundo semestre de 2009. A faixa de preços dos apartamentos varia entre R$ 350 mil a R$ 600 mil. Mesmo com o aumento de 40% no valor dos insumos da construção civil e a alta acumulada de 8,26% nos últimos 12 meses do Índice Nacional da Construção Civil (INCC), o engenheiro e sócio-proprietário da Terrazzas, Bruno Magalhães, acredita na ampliação do mercado mineiro. “Começamos há cinco anos no bairro Gutierrez e, desde então, entregamos uma média de 15 prédios naquela região. Este ano, estamos expandindo as operações para outros bairros da região Centro-Sul de Belo Horizonte, com empreendimentos no bairro Anchieta, Sion e Santo Antônio, todos com entregas previstas para o segundo semestre deste ano. Além disso, estamos negociando dois empreendimentos com VGV da ordem de R$ 10 milhões”, disse. A construtora direciona os negócios para a classe média alta, porém acredita em empreendimentos de menor porte com acabamentos de luxo. Magalhães disse que esta é uma proposta nova, pois a maioria das empresas do segmento aposta em obras maiores, sem investir em acabamentos de qualidade. “Grande parte das construtoras presentes no mercado belo-horizontino fica atrelada ao padrão de construção do Rio de Janeiro e São Paulo. Elas não investem em revestimento externo de fachada e acabamentos. A Terrazzas foca em construções de porte menor, mas com acabamentos de luxo e, assim, consegue se destacar frente à concorrência”, afirmou. Estratégia – De acordo com ele, a principal estratégia de marketing adotada pela empresa foi o reforço da marca na região do Gutierrez e a consolidação da qualidade dos serviços. Segundo Magalhães, o foco institucional foi o de apresentar àquela região uma nova alternativa de prédios, com três ou quatro quartos de luxo, revestidos com piso de granito e mármore. “A estratégia continuará sendo a mesma, pois já expandimos para outros cinco bairros da região Centro-Sul. Nossa intenção não é pulverizar, ou seja, para cada prédio construído em uma determinada região, o objetivo é lançar dois ou mais na mesma localidade.” Um problema latente das construtoras de Belo Horizonte é a supervalorização dos lotes em função da lei de mercado da oferta e procura, já que a demanda por novas construções aumentam a concorrência de espaços cada vez mais escassos. Magalhães afirmou que as construtoras precisam ter prudência e não devem aceitar as especulações no momento das vendas. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), embora a oferta de lotes em BH indique uma queda contínua, o aquecimento do setor promoverá a abertura de construtoras.