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A página de carreira do LinKedin tem mais de 2 milhões de seguidores. Ela dá acesso ao currículo da organização e mostra detalhes sobre a cultura da empresa e o valor dado à diversidade - Imagem: Reprodução
Página de carreiras é excelente para a imagem!

Mas, para a gestão do Recrutamento e Seleção pode ser muito melhor.

Redação: Grupo Selpe

Saiba o que sua empresa ganha com uma página de carreiras

A transformação digital chegou ao Recursos Humanos e o Recrutamento e Seleção ganha uma grande aliada para trabalhar: o Employer Branding, Atração de Talentos e gestão dos processos de Recrutamento e Seleção:

Com vocês a grande aliada do Recrutamento e Seleção:

A PÁGINA DE CARREIRAS!

 Atração:

O Perfil adequado a vaga adequada

Atualmente os três meios onde talentos se informam sobre vagas são: redes sociais de carreira, sites dos empregadores e feiras de talentos. Neste momento em que a concorrência ganha proporções inimagináveis, as organizações precisam atrair os melhores profissionais. Estar entre a lista: “das melhores empresas para se trabalhar…” é ser assediado por pessoas que podem fazer a diferença no seu negócio, pois estarão alinhadas ao seu propósito.

Mas uma das grandes vantagens de uma página       de carreiras e a integração da gestão. Poder visualizar todas etapas dos processos e fazer com que os currículos já qualificados formem um banco de dados consultáveis.

Mas como anda o cenário do Recrutamento e Seleção diante da transformação digital? É isso que vamos te mostrar agora.

Employer Branding:

Profissionais e candidatos ganharam voz.

É comum, atualmente o acesso a sites de avaliações das empresas com o questionamento: “É um bom local para se trabalhar?” Antes de se cadastrar para determinada oportunidade o profissional começa uma       pesquisa parecida com o relato a seguir:

“Sim, eu estava desempregada há 2 anos e terminando um mestrado, comecei a me cadastrar para várias oportunidades. Na verdade, em alguns momentos eu achava a oportunidade maravilhosa e adequada a minha realidade, mas ao buscar informações em sites de posicionamento do candidato eu me frustrava. Uma ou duas, péssimas avaliações: ok! Poderia até ser uma situação pontual. Algo relacionado a experiência daquela pessoa, mas 16, 20…realmente não fazia muito sentido.

Ahh… outra coisa se a vaga estava em comunidades com mais de 320.000 membros, de discussão com várias percepções ruins de ex-colaboradores, sinceramente eu não me cadastrava. Eu construía a imagem da empresa para mim, pesquisando, olhando a página de carreiras, site, grupos no Facebook. Eu queria investir meu tempo em um lugar legal que combinasse comigo. Não era questão de escolher e sim de direcionar meus esforços para os lugares adequados ao meu posicionamento profissional e de vida, com o objetivo de ser algo mais duradouro e ao mesmo tempo feliz. Atualmente estou trabalhando há mais de 5 meses e sinto paz e vontade para estar onde estou.”

Ana

Especialista em Comunicação

Grupo Selpe

Esse tipo de análise feita acima, tem estado cada vez mais comum, aliás é corriqueiro. Ou seja, empresas que desejam crescer seu negócio e atrair os profissionais adequados a sua cultura estão empenhados em trabalhar sua imagem.

Mas, o mais interessante é que chegou a vez dos candidatos também analisarem o ambiente que irão dedicar seus anseios profissionais.

A gestão do processo de Recrutamento e Seleção:

Você está pronto para as mudanças que uma página de carreiras propõe?

A primeira mudança é: construir um espaço no site da sua empresa que permita elaborar e transmitir para o mercado e para os profissionais, a forma como sua empresa trata e conduz o desenvolvimento dos profissionais que trabalham com e para você. Essa forma de expor sua imagem é a sua porta de entrada para atração dos demais.

A segunda grande transformação é seguir um padrão de recebimento de currículos, exibir seus benefícios e trabalhar a imagem de forma atrativa para outros profissionais do mercado.

A terceira e melhor de todas as transformações é: integrar todos os dados do seu processo de Recrutamento e Seleção, transformando-o com a eficiência necessária para evitar o retrabalho e a perda de dados.

Uma página de carreiras, “trabalhe conosco”, pode mudar a imagem que um candidato tem sobre a sua empresa. A página de carreiras é o melhor local para trabalhar seu employer branding. Atrair talentos aderentes ao seu propósito e ao seu fit cultural

Agora, saiba TUDO do porquê investir , realmente, no seu Employer Branding?

 O employer branding — que, em uma tradução mais livre, significa “marca do empregador” — é um conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado a respeito de sua empresa como local de trabalho.

Sabe aquela empresa que todos querem trabalhar? Então, pode ter certeza; ela trabalha o employer branding.

Imagine o cenário: profissionais aderentes as posições divulgadas, enviando currículos qualificados para sua base de dados e ansiando uma oportunidade na sua empresa.

Com certeza o cenário do Recrutamento e Seleção dos sonhos. Esse é o resultado factível do Employer Branding bem trabalhado. Além disso, o trabalho de seleção se torna muito mais fácil, pois os profissionais bem-sucedidos, “assediam” a organização e se empenham para fazer parte de seu quadro de funcionários.

Quando você trabalha sua marca empregadora o resultado é a construção de equipes de alta performance, que desejam estar na sua organização, os resultados são nítidos e reais: profissionais engajados, motivados e consequentemente a produtividade ganha um aumento considerável.

A gestão do Processo de Recrutamento e Seleção ganha um novo aliado;

A Página de Carreiras.

Vamos apresentar 4 motivos para criar uma página de carreiras e levar sua gestão para um novo nível:

  • Elaborar um padrão de preenchimento de currículos padronizado e ordenado com informações do profissional, da forma que você deseja.

Como acontece com um e-mail de recebimento de currículos? Você recebe os currículos diretamente por e-mail e tem todo trabalho de organizá-los em pastas ou planilhas do Excel posteriormente, além de que cada candidato usar um modelo diferente.

Com a página de carreiras, esse trabalho é facilitado. As inscrições de uma vaga ficarão padronizadas e você terá todas as informações que precisa do candidato em um só espaço.

  • Deixar a página de carreiras com “a cara da sua empresa” é dar a ela a sua forma de comunicação, também é uma oportunidade de reforço da imagem.

Outra grande vantagem é elaborar a página de carreiras utilizando a identidade visual da sua empresa. É importante que ela seja parte do conjunto do seu site.

  • Você pode motivar seus atuais colaboradores.

Imagina uma página de carreiras com vídeos, fotos, depoimentos dos atuais funcionários? Mostrando o espaço de descanso, momentos de trabalho e de alegria, ou seja, um convite demonstrando seu ambiente e clima de trabalho.

Além de apresentar um pouco do clima da empresa, os atuais colaboradores se sentirão encorajados e valorizados. Expor um ambiente de trabalho com pessoas felizes é muito mais atrativo.

Esse é o momento de deixar a “casa arrumada” para receber os demais colaboradores.

  • Uma página de carreiras customizada pode provocar a curiosidade do seu candidato

O mercado atual pede mais do que um bom salário. Muitos profissionais têm se preocupado com o tipo de ambiente em que vão trabalhar, buscando empresas que tenham princípios compatíveis com os seus, que os permitam crescer.

Mostrar no que sua empresa acredita na página de carreiras é um ponto muito positivo.

  • A página de carreiras é muito mais que uma página com sua marca…

Realmente muito mais. A gestão dos processos de Recrutamento e Seleção ganha padrões para divulgação das vagas, recebimento de cadastros, candidatos se submetendo as vagas desejadas, bem como o acompanhamento de todo processo, das etapas da seleção, do histórico do candidato, feedback e toda administração das vagas.

O gestor e o analista ganham dados para   avaliações dos perfis, o empoderamento do Recrutamento e Seleção, decisões mais assertivas. Menos intuição e mais dados.

Eu não sei o que vocês, enquanto profissionais da área pensam, mas acredito que a ascensão do Recrutamento e Seleção de currículos imprenso, pastas de Excel e agora para a gestão otimizada com dados e uma página de carreiras, engloba desde os benefícios práticos da administração de processos até a construção da marca empregadora (Employer Branding).

A transformação digital chegou e levará seus negócios para uma nova forma de construção da gestão dos processos de Recrutamento e Seleção.

O Recrutamento Inteligente é uma plataforma capaz de otimizar o seu sistema de recrutamento e seleção. Além de desenvolver uma página de carreiras customizável, o RI administra as vagas disponíveis na sua empresa. Acesse; www.recrutamentointeligente.com.br e agende uma conversa com nosso especialista.