Fonte: CBIC
A tão esperada edição online do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) aconteceu neste sábado (21/8), com um animado show do cantor Michel Teló e ativa participação da plateia virtual, em homenagem aos mais de 2,4 milhões de trabalhadores da construção civil de todo o Brasil.
Sob o comando da atriz e comediante Maria Paula (Casseta e Planeta), a homenagem especial aos trabalhadores da construção mobilizou as entidades associadas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) das cinco regiões do país.
Foi uma tarde de comemoração em agradecimento a todos os trabalhadores que fazem o setor da construção se destacar e terem força, que não desistem nunca, que são exemplo de superação, que constroem sonhos e que são um grande orgulho para todos nós.
No palco da festa, em Brasília, o vice-presidente Administrativo da CBIC, Eduardo Aroeira, agradeceu aos trabalhadores do setor que tiveram a capacidade de aprender uma nova forma de trabalhar, com segurança e novos protocolos contra a Covid-19.
“Durante toda a pandemia, demos um show de trabalho e consciência”, disse Aroeira, ao parabenizar os trabalhadores que ajudaram, neste momento tão difícil, a desenvolver o país, gerando emprego e renda para a população.
Do Rio de Janeiro, a presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Ana Claudia Gomes, questionou o que seria da população e da indústria se não fossem os trabalhadores da construção civil.
“Olhando para a minha casa, cada tijolo, cada tinta, cada madeira, cada fio elétrico, cada tubo, cada conexão…, tudo o que existe na face da terra, tirando as belezas naturais, foi construído pelo nosso trabalhador”, salientou Gomes, reforçando que o Brasil está em festa para “valorizar a força do trabalhador, que constrói tudo o que o setor entrega para a sociedade”.
Emocionado, de Curitiba/PR o presidente da CBIC, José Carlos Martins, também agradeceu aos trabalhadores por tudo o que proporcionam à sociedade e à indústria da construção e a forma responsável como estão lhe dando com a pandemia. Martins reforçou que tudo o que existe nas cidades saiu das mãos e do suor do trabalhador.
“Somos uma grande família e vamos em frente sabendo que estamos todos no mesmo barco. Queremos comemorar com vocês a vida, a felicidade e tudo o que a vida pode oferecer”, frisou Martins.
Representando a força laboral, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Contricom), Altamiro Perdoná, saudou a todos os trabalhadores e trabalhadoras que não pararam durante a pandemia e que constroem com seu trabalho e sua luta a riqueza do Brasil.
“Vamos estar sempre juntos. Temos as nossas divergências internas, mas da porta para fora damos as mãos e vamos sempre lutar para a geração de emprego e renda”, mencionou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP), Antonio de Sousa Ramalho, ao comemorar o DNCS e a homenagem do setor.
Com apoio das entidades associadas à CBIC, foram realizadas homenagens aos trabalhadores de cada uma das cinco regiões do país. Destaque para a participação do venezuelano, Franklin Tóvar, que, há quatro anos no Brasil e graças ao setor, conseguiu adquirir a sua casa própria e garantir o sustento dos seus familiares. Além de desenhos dos filhos dos trabalhadores, que demonstraram o orgulho da profissão de seus pais.
A festa também contou com homenagens dos vice-presidentes regionais da CBIC:
Atendendo ao pedido do presidente José Carlos Martins, Michel Teló cantou a música “Cidadão”, além de músicas atuais e modões.
“A CBIC luta por um setor forte, por uma indústria que valorize o seu trabalhador e o perfeito equilíbrio entre capital e trabalho”, enfatizou Ana Claudia Gomes.
O grande sortudo do dia foi o carpinteiro Francisco Erisberge Alves Damasceno, da empresa Sigo Engenharia, do Rio de Janeiro, que ganhou uma Moto Honda.
Durante a festa, houve sorteio exclusivo para os trabalhadores, que concorreram individualmente a cada um dos seguintes prêmios, por região:
Ao final, também foram sorteados nacionalmente:
A rifa do vinho tinto Pera Manca 2014 proporcionou parte do dinheiro distribuído ao final.
O projeto Dia Nacional da Construção Social da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, é feito em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). O evento contou com apoio do Seconci Brasil e de todo os sindicatos e associações parceiras da CBIC, especialmente do Sinduscon-Rio, Sinduscon-MG, Sinduscon Blumenau, Sinduscon-PA, Ademi-AL, Guerdau e da Ecovita Incorporadora e Construtora, que se envolveram na compra e envio de prêmios.