Sinduscon – MG

Notícias

Home / Palestras inaugurais do Construa Minas abordam metodologia que promove a inovação tecnológica na construção civil

Palestras inaugurais do Construa Minas abordam metodologia que promove a inovação tecnológica na construção civil

Teve início na manhã desta segunda-feira, dia 17 de outubro, no The One Business, em Belo Horizonte, a primeira edição do Construa Minas, realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Sebrae. A temática central da abertura focou na metodologia BIM, sigla que vem da expressão inglesa “Building Information Modeling”, que pode ser traduzida como Modelagem da Informação para a Construção.

Na abertura dos trabalhos, às 9h, o presidente do Sindiscon-MG, Renato Michel, afirmou que a proposta do Construa Minas foi o de reunir, em uma única semana, diversos eventos de engenharia que costumam ocorrer, separadamente, ao longo do ano na capital mineira e também no interior do Estado. “Serão mais de 30 atividades que vão movimentar, além do The One, mais três lugares em BH: Sebrae, Fundação Dom Cabral e Hotel Bourbon. É uma verdadeira Semana da Engenharia Civil”, comenta.

A primeira atividade foi promovida pela Câmara Brasileira de BIM (CBIM-MG). Trata-se da quinta edição do “Seminário BIM”, que foi iniciada com uma palestra em audiovisual promovida por Rebeca De Cicco, fundadora e presidente da Women In BIM (WIB), organização internacional, de origem britânica, que está completando 10 anos de atuação. Ela destacou a importância da atuação da mulher no segmento da construção e a contribuição para o desenvolvimento desta tecnologia que permite criar, digitalmente, modelos virtuais que auxiliam desde a concepção do projeto até sua execução e manutenção.

Em seguida, a consultora Amanda Nicácio, representante regional da WIB, fez um breve relato da atuação da entidade que já reúne mais de 2 mil integrantes e está presente em mais de 50 países. “Nosso objetivo é dar voz a mulheres que atuam no ramo da engenharia, arquitetura e construção para que elas assumam posições de liderança nesse mercado. Nossa organização, que é sem fins lucrativos, luta pela inclusão e fornece ferramentas para que a mulher se prepare cada vez mais para atuar com a tecnologia BIM, a partir da publicação de artigos, podcasts e treinamentos”, explicou a consultora.

Na sequência, a arquiteta Carolina Bragança, da Verum Partners, promoveu uma palestra sobre o uso prático do BIM na construção, destacando o papel desta tecnologia como vetor tecnológico que agrega e gera valor, fornecendo boas soluções e sinergia no uso de recursos em prol do aumento de competitividade. “A tecnologia BIM não é só uma maquete eletrônica em 3D. Ela permite o manejo e o compartilhamento de informações desde o início do projeto e ajuda no planejamento de todo o ciclo de vida da construção. Inclui pessoas, processos, tecnologia, colaboração. Não são apenas softwares, mas sim a combinação de várias inteligências para criar um modelo colaborativo de gestão ágil e mais controlada, que procura minimizar erros e ampliar a efetividade”, diz a especialista.

Na última intervenção da manhã, a engenheira Dominique Mansur fez um paralelo entre o que chamou de engenharia tradicional e engenharia digital, destacando o uso da metodologia BIM na análise de projetos, na gestão da fabricação de peças para engenharia, na gestão de materiais em uso e em estoque, na aferição da segurança e manutenção das construções. “A transformação digital pela qual passa a engenharia facilita a automatização dos processos produtivos, a transparência e a democratização da informação. É um conjunto de processos e métodos de trabalho que visam a mitigar possíveis problemas causados por uma comunicação ineficiente. Bem utilizado, o BIM fornece informações e imagens sobre diversos aspectos de um projeto, desde o material utilizado aos dados financeiros, passando pelo cumprimento dos prazos estipulados de execução, o compromisso com a sustentabilidade e o uso racional de recursos”.

O Construa Minas tem patrocínio (Diamante) da PAD, Fassa Bortolo (Patrocínio Ouro), Sicoob Imob.vc (Patrocínio Prata), Ferreira, Pinto, Cordeiro, Santos & Maia Advogados e Sienge CV (Patrocínio Bronze). E apoio institucional do Crea-MG, Fundação Dom Cabral, CMI/Secovi MG, Secovi SP e Prefeitura de Belo Horizonte.

“Construa – Onde a Construção do Brasil se encontra”

O Construa Minas integra o projeto “Construa – Onde a Construção do Brasil se encontra”, programação anual que pretende percorrer todos os estados e o Distrito Federal para discutir com especialistas da indústria da construção temas estratégicos do setor e do mercado imobiliário em níveis nacional e estadual.


Ainda não fez a sua inscrição no Construa Minas? Ainda dá tempo de reservar sua vaga nos eventos. Acesse construaminas.org.br e inscreva-se!