Antes de iniciar uma obra com produtos cerâmicos, é preciso avaliar a Norma de Desempenho para que o resultado seja mais eficaz. Foi essa a dica que Antônio Carlos Pimenta, assessor técnico e de qualidade da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), deu a todos os participantes do evento online da tarde desta segunda-feira, o primeiro dia da Construa Minas, realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Sebrae.
A Anicer tem um catálogo de FADs (Fichas de Avaliação de Desempenho) de sistemas construtivos, com o objetivo de tornar os produtos cerâmicos mais acessíveis ao mercado. A FAD da cerâmica vermelha é um documento técnico que apresenta os resultados da avaliação técnica e as condições de execução, uso e manutenção de um sistema convencional. Elas têm sido produzidas junto com fabricantes de matérias de construção e produtos cerâmicos e auxiliam na orientação dos profissionais da construção civil. “Por onde começar a obra? Estude a norma de desempenho 15.575. Ela é complexa e obrigatória”, afirma Antônio Carlos.
A Anicer representa 5,6 mil indústrias no país, com ampla variedade de produtos como tijolos perfurados, tubos, telhas e blocos cerâmicas. “As indústrias estão se modernizando no controle de qualidade interno e externo”, diz Antônio Carlos. Ele ressalta que o Brasil conta com uma condição diferente de outros países e usa a biomassa para a geração de calor na fabricação de produtos cerâmicos. “Há um apelo grande de sustentabilidade, o que faz com que os processos de fabricação sejam mais sustentáveis”, afirma.
O Construa Minas integra o projeto “Construa – Onde a Construção do Brasil se encontra”, programação anual que pretende percorrer todos os estados e o Distrito Federal para discutir com especialistas da indústria da construção temas estratégicos do setor e do mercado imobiliário em níveis nacional e estadual.
O evento tem patrocínio Diamante da PAD, Fassa Bortolo (Patrocínio Ouro), Sicoob Imob.vc (Patrocínio Prata), Ferreira, Pinto, Cordeiro, Santos & Maia Advogados e Sienge CV (Patrocínio Bronze). E apoio institucional do Crea-MG, Fundação Dom Cabral, CMI/Secovi MG, Secovi SP e Prefeitura de Belo Horizonte.