A maior empresa produtora de aço do Brasil apresentou seu plano de investimentos para o setor durante o Congresso de Obras Industriais e Corporativas, promovido pelo Construa Minas. Por meio do Construa Minas, maior evento da construção industrial do estado, idealizados pelo Sinduscon-mg e pela CBIC, com apoio do Sebrae, o “Congresso de Obras Industriais e Corporativas” convidou a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, para apresentar os seus planos de investimentos para o setor.
As obras indústrias e corporativas representam um setor de grande importância e relevância social, que movimenta o mercado, gera riquezas e empregos. Por isso, iniciativas como o Construa Minas, que reúne profissionais da área, são fundamentais para fomentar o crescimento e desenvolvimento do mercado de construção, possibilitando a troca de experiências entre profissionais. Na abertura do congresso, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, destacou a importância em “o setor ocupar um espaço maior na economia brasileira e aumentar a exportação de aço”, desta forma, com trabalho e dedicação, todos alcançarão bons resultados.
Na sequência, o vice-presidente de Área da CBIC e presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC), Ilso José de Oliveira, abriu as palestras destacando a missão da COIC em elevar o nível de sucesso dos projetos implantados no país e das empresas do setor. Ilson lembrou também da importância em alinhar a industrialização junto a capacitação da mão de obra: “não tem como um profissional trabalhar com algo industrializado se não houver capacitação”.
Representando a Gerdau, Wendel Gomes, diretor de Mineração e Matérias Primas, apontou as necessidades de o setor investir em inovação. “A inovação não pode estar apenas dentro das startups. Precisa estar dentro de todas as corporações porque ela indica o futuro”. Segundo Wendel, a Gerdau possui um plano de investimentos no valor de 6 bilhões de reais entre 2021 e 2026, destinados para modernização, atualização tecnológica e ampliação de operações locais. Com isso, espera-se gerar 6 mil novos postos de trabalho. Também como representante da Gerdau, Gilnei Silva, Presidente de Marketing e Construção Civil mostrou que a companhia busca entender como será o futuro, com base em análises de tendências aliadas a inteligência de mercado, através de pesquisas, e sempre atento as necessidades do cliente.
O presidente de Marketing apresentou a Gerdau Design, um lançamento de consultoria para avaliação e soluções corporativas exclusivos para cada obra. Ao total, já foram 32 projetos de relevância atendidos e 35 mil toneladas de aço. A Gerdau tem 121 anos de história e está presente em 9 países. Com real preocupação com o meio ambiente, 73% do aço produzido é proveniente da sucata, sendo assim a maior recicladora da América Latina.
O Construa Minas é uma realização do Sinduscon-MG e da CBIC, com apoio do Sebrae. Tem patrocínio (Diamante) da PAD, Fassa Bortolo (Patrocínio Ouro), Sicoob Imob.vc (Patrocínio Prata), Ferreira, Pinto, Cordeiro, Santos & Maia Advogados e Sienge CV (Patrocínio Bronze). E apoio institucional do Crea-MG, Fundação Dom Cabral, CMI/Secovi MG, Secovi SP, Prefeitura de Belo Horizonte e Governo de Minas.