Sinduscon – MG

Notícias

Home / Dia Nacional da Construção Social é comemorado com muita festa e descontração na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Dia Nacional da Construção Social é comemorado com muita festa e descontração na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Trabalhadores se reúnem para comemorar o Dia Nacional da Construção SocialPara marcar as diversas ações sociais desenvolvidas pela Indústria da Construção durante todo o ano, foi comemorado no último sábado, dia 17, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS). As comemorações realizadas em diversos Estados foram promovidas pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Serviço Social da Construção Civil (Seconci Brasil). Em Minas Gerais, o evento foi coordenado pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG) e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).

Unidade  Móvel Odontológica (UMO) foi bastante procurada pelos trabalhadoresAs atividades começaram às 9h da manhã com a distribuição de lanches. Uma ampla estrutura foi disponibilizada aos trabalhadores e familiares no clube Sesi de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para os adultos foi montado um circuito de saúde, com aferição de pressão e Índice de Massa Corporal (IMC), exames e orientação sobre a prevenção do câncer de mama, orientações sobre higiene bucal e limpeza de dentes, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos.

Rosicléia levou o filho Vitor Hugo para tirar a carteira de identidadeTambém foi montada uma estrutura para a emissão de documentos de identificação pela Polícia Civil. Rosicléia Ferreira Leite sempre participa do DNCS e neste ano aproveitou para tirar a carteira de identidade do filho Vitor Hugo Ferreira de Souza, de quatro anos. “Todo ano eu participo desse evento. Antes, o Vitor estava pequeno, mas agora aproveitei para tirar o documento”, diz Rosicléia.

Na parte esportiva, foram organizados torneios de truco, futebol society e futsal. Quem aproveitou para se divertir foi o encarregado de obra da Engeclam Robson Caetano da Silva, de 38 anos. Este é o terceiro ano que ele marca presença no evento e juntamente com os companheiros de trabalho sagrou-se campeão no campeonato de futsal. “Vim com minha esposa e minha filha, que também estão se divertindo”, ressaltou Robson.

Depois de uma disputa acirrada envolvendo 12 equipes, o time de funcionários da Masb 43 foi o vencedor no futebol society. Já na mesa de carteado, quem deu as cartas foram Éder e José Hermelindo, campeões no torneio de truco.

A criançada também fez a festa

Projeto Arte no CanteiroDesde cedo, quando chegaram ao clube, a garotada não perdeu tempo e foi logo brincar na rua de lazer e nas piscinas. A diversão foi regada a muito algodão doce e pipoca. O sabor da festa ficou ainda mais especial quando os artistas do Projeto Arte no Canteiro subiram ao palco. A peça encantou não só as crianças, mas também os adultos, cujo tema ressaltou a importância dos procedimentos de segurança nas obras de forma lúdica e teatral. Dentre os assuntos abordados na performance estiveram acidentes de trabalho, o combate ao alcoolismo e o uso racional dos recursos.

Na parte da tarde, depois da distribuição do almoço foi a vez de cada participante buscar sua sorte no Bingo. Foram vários brindes distribuídos. Houve também sorteios de prêmios como TVs, micro-ondas e bicicletas.

As crianças acompanharam com atenção a apresentação do Arte no CanteiroAo final, ocorreu a eleição das princesa e rainha da Construção. Micaelle Rodrigues Pereira, da Engeclam Engenharia, foi coroada rainha, enquanto Vanessa Queiroz dos Reis, da Trena Terraplanagem e Construções, foi a princesa. Durante todo o evento, o clima de descontração foi comandado também pela dupla sertaneja Danilo Reis & Rafel e pelo grupo Forró Havaiana. 

O tema escolhido para nortear as ações neste ano foi Educação para a Vida: pequenos gestos para construir uma grande cidade. Outro destaque foi o concurso de rainha e princesa da Construção mineira. As candidatas se caracterizam com roupas alusivas a personalidades que de alguma forma contribuíram para a educação brasileira ou foram ícones pela sua dedicação e habilidade.

O evento nacional contou com a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Fórum dos Seconcis. Em Minas Gerais, os patrocínios foram Fiemg/Sesi, Seguro Pasi e Paulo Lasmar Advogados Associados com o apoio de Interativa Comunicação, Ótica Diniz, Copasa e Sepadi Betim. 

Clique aqui e veja algumas fotos do DNCS 2013