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Confira os cursos e palestras promovidos pelo Sinduscon-MG em julho

Incorporação de Edifícios – 2ª Turma

Realizado de 01 a 04 e de 08 a 10 de julho, o curso abordou a Incorporação Imobiliária perpassando pelas áreas técnica, jurídica e comercial. O objetivo foi capacitar os profissionais para serem empreendedores, possibilitando a eles montarem o seu próprio negócio. Dividido em oito módulos, ele foi ministrado pelo instrutor Jamil Rahme, formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo desenvolvido a sua trajetória profissional no mercado e também no meio acadêmico.

Legislação Trabalhista para Gestores

Com o objetivo de fornecer aos profissionais e empresas instrumentos para gerenciar o capital humano, o curso forneceu aos participantes conhecimento básico em legislação trabalhista e de rotinas em administração de pessoal. Com isso, as construtoras poderão evitar passivos trabalhistas com sanções administrativas e demandas judiciais. Realizado no dia 5, o conteúdo foi apresentado e detalhado pelo advogado e sócio da MCR-Assessoria, Consultoria e Treinamento Empresarial, Rodrigo Dolabela. O instrutor é especialista nas áreas trabalhista e previdenciária, segurança e saúde do trabalho.

Formação de Auditor Interno da Qualidade ISO 9001 E PBQP-h – 2ª Turma

Direcionado para diretores, gestores, engenheiros, projetistas e técnicos, o curso visou a atender às necessidades das empresas que estão em processo de implantação do sistema da qualidade ISO ou que buscam a reciclagem dos profissionais que atuam nas auditorias da qualidade. Foram dois dias da capacitação, 11 e 12, com aulas durante todo o dia. O conteúdo programático abordou conceitos de sistema de gestão da qualidade e análise dos requisitos de garantia da qualidade; conceitos de auditoria segundo a norma ISO 19011; interpretação dos requisitos da ISO 9001:2008; classificação das auditorias; planejamento, execução, elaboração, conclusão de relatórios e acompanhamento das ações corretivas; qualificação e comportamento dos auditores durante o processo de auditoria; estudo de caso, elaboração de check-list; e simulação de auditoria; montagem do plano de ação corretiva e do relatório de não conformidades. A instrutora foi Sônia Evaristo de Souza, psicóloga, auditora e especialista em treinamento.

Gerenciamento do Canteiro de Obras – 2ª Turma

Com o intuito de capacitar os profissionais para melhor gerenciamento de obras públicas e privadas, o instrutor Roberto Rafael Guidugli Filho ministrou entre os dias 15 e 19 o curso de Gerenciamento do Canteiro de Obras. Devido à grande demanda, esta foi a segunda turma neste ano. Durante as aulas foram apresentados conceitos, as principais ferramentas e explicado como aplicá-las. O material foi dividido em quatorze temas, como qualidade na Construção Civil, preparação da gestão ou fiscalização de obras, projetos, fluxo de caixa, gerenciamento de riscos, dentre outros.

GFIP/SEFIP – Preenchimento Campo a Campo

Direcionado para contabilistas, auditores, consultores e profissionais responsáveis por contas a pagar, analistas de contratos em empresas prestadoras e tomadoras de serviços, o curso foi realizado no dia 16, no Auditório Sinduscon-MG. O objetivo foi orientar esses profissionais quanto aos procedimentos que as empresas devem adotar acerca da GFIP/SEFIP, entregue mensalmente, independentemente do efetivo recolhimento das contribuições sociais (FGTS e INSS). O conteúdo foi repassado pelo instrutor Rodrigo Dolabela. O especialista é advogado e sócio da MCR – Assessoria, Consultoria e Treinamento Empresarial.

Básico para Formação de Compradores, Analista de Suprimentos e Responsáveis pela Contratação de Serviços/Subempreiteiros – 2ª Turma

O curso buscou fornecer aos participantes informações necessárias para a implantação, operação e fechamento de uma estrutura de compras e suprimentos (material, importações, serviços e equipamentos), por meio de uma abordagem teórica, de práticas e de estudos de caso. A capacitação ocorreu entre os dias 22 e 26. O conteúdo programático explorou dentre outras questões, o funcionamento dos processos de aquisições segundo o Project Management Institute (PMI), condução e avaliação de processos de aquisição, inclusive sob a ótica tributária. As aulas foram ministradas pelo engenheiro e administrador João Antônio de Almeida Júnior, que possui 18 anos de experiência na Indústria da Construção Civil nas áreas de contratos, aquisições, orçamentação, auditoria, análise e elaboração de claims.

Responsabilidade Civil e Criminal no Acidente do Trabalho

A palestra teve o intuito de esclarecer profissionais do setor da Construção acerca da caracterização do acidente do trabalho, típico e por equiparação, bem como orientar sobre as obrigações administrativas do empregador e os reflexos do afastamento do empregado no contrato de trabalho em relação à responsabilidade civil e criminal do empregador. A apresentação foi estruturada para atender demandas comuns aos profissionais do departamento de pessoal e recursos humanos, engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho, líderes, encarregados, médicos do trabalho, empresários e advogados trabalhistas. Realizada no dia 26, a palestra foi ministrada pelo advogado e sócio da MCR Assessoria, Consultoria e Treinamento Empresarial, Rodrigo Dolabela.

Pleitos e Claims em Obras de Engenharia – Formação do Profissional para Elaboração de Claims, Pleitos e Registros na Construção Civil e Construção Pesada

O curso buscou fornecer aos participantes os conhecimentos, ferramentas e técnicas para o gerenciamento de um contrato de empreitada sob a ótica da Engenharia de Contratos. Dentre o conteúdo abordado, destaque para definição e formalização das condições de contorno do negócio, procedimentos de acompanhamento e controle, equilíbrio econômico financeiro e encerramento do contrato de empreitada. Realizado nos dias 30 e 31, foi ministrado pelo engenheiro e administrador João Antônio de Almeida Júnior, que possui 15 anos de experiência na Indústria da Construção Civil nas áreas de contratos, aquisições, orçamentação, auditoria, análise e elaboração de claims.

Atividades Imobiliárias – Contabilidade e Tributação – 3ª Turma

Realizado no dia 31, o curso foi novamente oferecido devido à grande procura pelas turmas anteriores. Ele visa a atualizar os participantes quanto à correta apuração do Imposto de Renda e demais tributos (CSLL, PIS, COFINS), nas operações de compra, venda, incorporação, desmembramento, permuta e desapropriação de unidades imobiliárias, em operações praticadas por pessoas físicas e jurídicas, com em fase ao cumprimento das obrigações acessórias, dentre elas a DIMOB – Declaração das Operações Imobiliárias e a DOI – Declaração de Operações Imobiliárias. À frente desta capacitação esteve o instrutor Evarley Dos Santos Pereira, que tem vasta experiência como consultor jurídico tributarista, auditor e perito judicial.