Sistema que permite, de forma virtual, a modelagem em 3D de um projeto de engenharia, o BIM – Building Information Modeling foi apresentado na tarde do dia 22 de maio, no Centro de Convenções de Goiânia, durante o 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC). O engenheiro Paulo Sanchez explicou os benefícios do BIM. “A ferramenta é economicamente importante, pois reduz gastos, proporciona uma noção de orçamento e concede maior controle sobre o progresso da construção”, explicou.
Sanchez ministrou a palestra “BIM – Implantação em Construtoras” durante reunião da pela Comissão de Materiais e Tecnologia da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (Comat/CBIC). A plataforma BIM é uma modelagem de informação da construção que reúne dados de todos os projetos de uma obra (arquitetônico, elétrico, hidráulico, telefônico, estrutural, de incêndio, de para-raios, dentre outros), inclusive orçamentário e de planejamento. Nela, é possível criar, em um espaço virtual, réplica em 3D de cada etapa da obra e compatibilizar todos os projetos simultaneamente.
O presidente do Sinduscon-SP, Sergio Watanabe, arrematou a apresentação de Sanchez com uma questão que foi respondida pela palestra seguinte: “como viabilizar a utilização do BIM nas empresas?”
Norma de Desempenho – O engenheiro e advogado Carlos Del Mar abordou a esfera jurídica da Norma de Desempenho de Edificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 15575). Ele falou sobre a importância de se definir parâmetros de qualidade das edificações habitacionais e sobre direitos do consumidor.
Em seguida, a palavra foi passada para o advogado Arthur Rios, que complementou a fala de Del Mar, concluindo que a Norma diminui a judicialização, servindo como instrumento de defesa em ações judiciais que questionem a qualidade da obra.
O engenheiro Roberto da Cunha, no último fórum da tarde, promovido pela Comat, falou sobre “Tecnologia e Mão de Obra: Desafios da Construção Civil”. Cunha discutiu sobre a escassez de mão de obra e sobre o uso da tecnologia para aumentar a produtividade.
Tendo o presidente do Sinduscon-Rio, Roberto Kauffmann, como mediador, Cunha acabou falando sobre a introdução do BIM nas empresas de construção. O palestrante explicou que uma das medidas para que isso seja viável é o ensino desse tipo de software para estudantes de arquitetura e engenharia civil.
Fonte: Assessoria de Imprensa do 86º Enic