O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) apresentou, no último dia 17, a prestação de contas de 2013 do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA) e dos resultados dos investimentos realizados com recursos do fundo. O FMDCA capta recursos por meio de destinações do imposto de renda de empresas parceiras e pessoas físicas. Além de doações via conta bancária (Banco do Brasil, agência 1615-2, conta 11568-1).
O evento também foi uma ação da campanha Fundo Amigo da Criança, que incentiva a adesão de novos parceiros, pessoas físicas e jurídicas e contou com as presenças do prefeito Marcio Lacerda, do gestor de projetos da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda de Minas Gerais, Carlos Eduardo Bernardi, e da presidente do CMDCA, Márcia Alves. O Sinduscon-MG esteve presente representado pela assessora de Comunicação Néllie Vaz Branco.
O FMDCA capta recursos para execução de políticas, ações e programas de proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em BH. Em 2013, o fundo captou cerca de R$ 2,3 milhões para investimentos diversos de socialização, apoio e acolhimento familiar e institucional, atividades culturais, de lazer, esportivas e de protagonismo juvenil, entre outros.
Atualmente, o CMDA reúne 49 projetos comandados pela sociedade civil e outros 11 governamentais, atendendo 173 mil crianças e adolescentes em Belo Horizonte.
(Com informações da PBH)