O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) tornou-se membro do Conselho Consultivo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Belo Horizonte (PMGIRS). Lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte, o plano vai definir diretrizes para gestão ambientalmente adequada e sustentável dos resíduos sólidos, conforme a Lei Federal 12.305 de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O representante titular do Sinduscon-MG é o assessor técnico do sindicato, Roberto Matozinhos. Já o suplente é o sócio da Fokro Ambiental Engenharia, Fernando Sérgio Fogli. O Conselho Consultivo é composto por 30 representantes do setor público e da sociedade civil, que participarão de audiências públicas, oficinas de capacitação e dos grupos de discussão temática.
O plano será desenvolvido em diversas etapas, incluindo o Diagnóstico dos Resíduos Sólidos, a Identificação das Possibilidades de Gestão Associada, o Planejamento das Ações e a Apresentação e Divulgação da versão final do PMGIRS. As análises deverão também considerar as influências e interferências da gestão dos resíduos provenientes de outros municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Comitê Diretor, composto por gestores e técnicos de órgãos públicos municipais envolvidos direta ou indiretamente com a gestão dos resíduos sólidos, é o responsável pela coordenação da elaboração do PMGIRS-BH, exercendo um papel executivo.
Haverá, ainda, consulta pública via internet, no site da PBH, aberta aos cidadãos interessados em participar. Essa consulta ocorrerá quando for concluída a versão preliminar do PMGIRS-BH. O edital de convocação será publicado no Portal da PBH (www.pbh.gov.br) e no Diário Oficial do Município (DOM). Oficinas e grupos de trabalho também estão previstos.
Com informações do jornal Estado de Minas