Sinduscon – MG

Notícias

Home / Sinduscon-MG e Prefeitura de Belo Horizonte se reúnem para fomentar o projeto Banco de Terra

Sinduscon-MG e Prefeitura de Belo Horizonte se reúnem para fomentar o projeto Banco de Terra

Hoje, dia 23, representantes do Sinduscon-MG debateram com o vice-prefeito de Belo Horizonte e secretário municipal de Meio Ambiente, Délio Malheiros, a implantação conjunta do “Banco de terra”. O projeto busca disponibilizar informações e estabelecer contato entre aqueles que vão desaterrar com quem irá aterrar.

Participaram do encontro o presidente do Sinduscon-MG, Andre de Sousa Lima Campos, o vice-presidente da Área de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente do Sinduscon-MG e presidente do Seconci-MG, Eduardo Henrique Moreira, o diretor de Área de Meio Ambiente, Fernando Sergio Fogli, e o consultor técnico do Sinduscon-MG, Roberto Matozinhos.

O projeto do Banco de Terra é um serviço gratuito oferecido pela Fiemg, com o apoio do Sinduscon-MG. Por meio da plataforma online da Bolsa de Resíduos da Fiemg, empresas que estão realizando desterro poderão oferecer o resíduo para outras empresas que estiverem precisando de terra limpa (não contaminada). A intermediação é feita pela equipe da Fiemg e o processo contribui para o meio ambiente, além de reduzir custos com a destinação dos resíduos gerados na Construção Civil.

Diante do exposto, a PBH se dispôs a analisar a ferramenta do Banco de Terra e verificar como o poder público pode contribuir. A intenção é realizar uma ação conjunta para fomentar o projeto. Hoje, a terra responde pelo maior volume de resíduo da Construção em Belo Horizonte.

 

Clique aqui para acessar e conhecer o Sistema Integrado de Bolsa de Resíduos.