Sinduscon – MG

Notícias

Home / Sinduscon-MG coordena dois fóruns de destaque no 88º Enic

Sinduscon-MG coordena dois fóruns de destaque no 88º Enic

Entre os dias 11 e 13 de maio, será realizado o 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), em Foz do Iguaçu (PR). O evento, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), é destinado a cerca de 1.500 empresários e profissionais que atuam no setor da Construção. Considerado o maior evento nacional do segmento, o 88º Enic terá como tema “O Futuro Nós Construímos”.

Presente em todas as edições do encontro, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) é o responsável pela coordenação de dois Fóruns  do evento: o Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços da CBIC e o Fórum Banco de Dados.

O Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços tem como missão contribuir para elevar a maturidade das empresas que atuam no setor de Implantação de Projetos e, por consequência, aumentar o nível de sucesso na implantação dos referidos projetos.

Durante o 88º ENIC, o Fórum das Empresas Prestadoras de Serviço apresenta, no dia 12 de maio, um painel com o tema “Valorização da Engenharia e Transparência nas Relações como Fator de Sucesso na Implantação de Projetos”. O painel será coordenado pelo vice-presidente de Obras Industriais do Sinduscon-MG, Ilso José de Oliveira.

O painel contemplará as palestras: “Planejamento Integrado no Âmbito da Gestão Compartilhada”, “Controles Técnicos Eficazes” e “Benefícios Decorrentes de Relações Éticas e Transparentes”. Na sequência haverá uma mesa redonda para debater os temas abordados.

Neste mesmo dia, o Sinduscon-MG conduz os trabalhos do Fórum Banco de Dados da CBIC, que será coordenado pelo economista e coordenador Sindical do Sinduscon-MG, Daniel Furletti. O Banco de Dados da CBIC tem como objetivo analisar a conjuntura econômica do setor, além de contribuir para a transparência e o aprimoramento do cálculo do Custo Unitário Básico de Construção (CUB/m²).

O Banco de Dados da CBIC é responsável por um portal nacional que agrega um expressivo número de estatísticas relativas à Construção Civil brasileira, auxiliando os empresários em suas tomadas de decisões e levando ao conhecimento da sociedade e opinião pública a importância desta indústria para a economia nacional em todas as suas dimensões.

No 88º Enic, o Fórum Bancos de Dados receberá a auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil, Ivanete Tânia Silva Gontijo Figueiredo, para falar sobre o tema “Regularização de Obras (pessoa jurídica) no Âmbito da Receita Federal do Brasil (CND de Obras) Incluindo a Utilização da Aferição Indireta com Base no CUB/m²”. Em seguida, Daniel Furletti e a assessora econômica do Sinduscon-MG, Ieda Vasconcelos, irão coordenar o debate “Custo Unitário Básico (CUB/m²) – Encontro técnico com os responsáveis pelo cálculo em todo o País”.

Já no dia 13, o Painel Banco de Dados receberá Cimar Azeredo Pereira, da Coordenação de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e Maria Lúcia França Pontes Vieira, gerente de Pesquisa da Coordenação de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os convidados irão falar sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domícílios Contínua (PNAD contínua) – visão geral e os principais resultados para a Construção Civil. Para encerrar as atividades do painel no 88º Enic, Daniel Furletti e Ieda Vasconcelos irão ministrar a palestra “A Conjuntura Econômica Nacional e a Construção Civil – Desafios e perspectivas”.

De acordo com os dirigentes da entidade, o Sinduscon-MG se sente horando em contribuir para mais uma edição do Enic, que é seguramente o evento de maior importância para o setor da Construção Civil brasileira. “Por reunir as grandes lideranças nacionais da construção civil e habitação, o Enic evidencia a importância e a relevância do setor para o desenvolvimento do Brasil”, destacam.

A programação completa do 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção, está disponível pelo site www.cbic.org.br/enic/.