Fonte: Ascom ARMBH
O Governo de Minas Gerais, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), promoverá no período de 31/7 a 24/8, as Audiências Públicas do 1º ciclo participativo do processo de atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH).
O evento conta com o apoio dos poderes Executivo e Legislativo Municipais das cidades que compõem a Grande BH. As audiências serão realizadas presencialmente em 17 municípios, e, transmitidas virtualmente, pelo canal da Agência RMBH no YouTube. As inscrições estão disponíveis pela plataforma Sympla e também serão realizadas presencialmente com a equipe técnica.
O PDDI-RMBH é um marco teórico referencial que contou com intensa participação popular no seu processo de elaboração. O forte caráter participativo também estará presente na sua atualização. O objetivo é apresentar os resultados do Plano de Trabalho e o Produto 02 – Diagnóstico Preliminar, para apreciação da sociedade, possibilitando sua aceitação e contribuições.
De acordo com o que estabelece o Estatuto da Metrópole, já estão disponíveis os relatórios técnicos produzidos para a referida etapa, bem como demais informações sobre o evento, no site oficial da Agência Metropolitana, na aba destinada ao PDDI-RMBH.
Formulário PDDI-RMBH Sustentável
Um formulário atribuído a coleta de sugestões, dúvidas e críticas sobre o Produto 2 – Diagnóstico Preliminar, está disponível para contribuição popular. As manifestações poderão ocorrer por meio do documento on-line e/ou presencialmente durante o 1° ciclo das Audiências Públicas que acontecerão no período de 31/7 a 24/8. Acesse e participe.
Governança Metropolitana
O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte – PDDI-RMBH – é uma ferramenta constitucional para o planejamento metropolitano, prevista no art. 46, inciso III da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989, que busca contribuir para o processo de integração socioespacial dos 34 municípios da RMBH. Nele são especificadas diretrizes, políticas e projetos para o desenvolvimento das funções públicas de interesse comum da região metropolitana de Belo Horizonte.
Para a atualização do PDDI-RMBH, que ainda carece de conversão em lei, foi realizada licitação, com recursos pleiteados junto ao Comitê Pró-Brumadinho, bem como da sua adequação aos requisitos mínimos exigidos pelo Estatuto da Metrópole. Após a finalização dos trabalhos, o projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação de um plano atualizado e condizente com a realidade vigente.
No Brasil, a criação das regiões metropolitanas ocorreu durante um período de acelerada industrialização, com o objetivo de organizar o crescimento urbano e melhorar a gestão dos recursos e serviços públicos em locais densamente povoados. A RMBH, criada em 1973, reúne uma população de cerca de 6 milhões de habitantes, sendo a terceira maior do Brasil. Tem destaque nacional e representa, hoje, percentual considerável do PIB mineiro, além da trajetória marcada pelo pioneirismo e pela ousadia.
“Desenvolver nossa RMBH é um dos pilares do governo. Que possamos, juntos, fortalecer cada município e desenvolver novas parcerias. Juntos somos melhores e maiores”, destaca a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.
Confira a programação das Audiências Públicas do 1º ciclo participativo de atualização do PDDI-RMBH:
31/7 – 1ª Audiência Pública (Brumadinho e Nova Lima), às 18h30
Local: Centro de Artes e Esportes Unificados de Brumadinho
1/8 – 2ª Audiência Pública (Vespasiano e Santa Luzia), às 18h30
Local: Palácio das Artes de Vespasiano
2/8 – 3ª Audiência Pública (Contagem e Belo Horizonte), às 18h30
Local: Auditório da Faculdade Una em Contagem
3/8 – 4ª Audiência Pública (Pedro Leopoldo e São José da Lapa), às 18h30
Local: Centro de Artes e Esportes Unificados de Pedro Leopoldo
4/8 – 5ª Audiência Pública (Lagoa Santa e Confins), às 18h30
Local: Auditório da Escola Municipal Doutor Lund em Lagoa Santa
7/8 – 6ª Audiência Pública (Esmeraldas e Ribeirão das Neves), às 18h30
Local: Câmara Municipal de Esmeraldas
8/8 – 7ª Audiência Pública (Florestal e Mateus Leme), às 18h30
Local: Câmara Municipal de Florestal
9/8 – 8ª Audiência Pública (Ibirité e Sarzedo), às 18h30
Local: Auditório da Prefeitura de Ibirité
10/8 – 9ª Audiência Pública (Caeté e Sabará), às 18h30
Local: Cine Teatro Caeté
11/8 – 10ª Audiência Pública (Juatuba e Betim), às 18h30
Local: Auditório da Escola Municipal Elza de Oliveira Saraiva de Juatuba
16/8 – 11ª Audiência Pública (Itaguara e Rio Manso), às 18h30
Local: Câmara Municipal de Itaguara
17/8 – 12ª Audiência Pública (Igarapé e Itatiaiuçu), às 18h30
Local: Auditório do CECI de igarapé
18/8 – 13ª Audiência Pública (São Joaquim de Bicas e Mário Campos), às 18h30
Local: CRAS Central de São Joaquim de Bicas
21/8 – 14ª Audiência Pública (Rio Acima e Raposos), às 18h30
Local: Centro Social Urbano de Rio Acima
22/8 – 15ª Audiência Pública (Nova União e Taquaraçu de Minas), às 18h30
Local: Centro Cultural Pé de Banana em Nova União
23/8 – 16ª Audiência Pública (Baldim e Jaboticatubas), às 18h30
Local: Escola Municipal São Bernardo em Baldim
24/8 – 17ª Audiência Pública (Capim Branco e Matozinhos), às 18h30
Local: Auditório Municipal Ribita em Capim Branco