Nathalia Braz/Interface Comunicação
No segundo dia do Construa Minas 2023, na programação da manhã, aconteceu o painel “Startups: produtividade no ciclo da Construção Civil por meio da tecnologia”, no Auditório Copasa. Durante a apresentação, foi discutido sobre como a tecnologia pode facilitar os processos e aumentar a produção na área da Construção Civil.
O evento, conduzido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Sebrae, fomenta discussões com profissionais experientes do ramo da construção, abordando tópicos cruciais do setor e do mercado imobiliário em âmbito nacional e estadual.
O sócio-fundador e CEO da LOCATES, Felipe Pazolini, iniciou a sua palestra abordando sobre a importância dos dados, big data, inteligência artificial e inteligência geoespacial para obras na Construção Civil. Durante a sua palestra, Pazolini discorreu sobre o principal produto da empresa que cria mapas dinâmicos e interativos apresentados de forma didática, potencializando o desenvolvimento imobiliário com alta tecnologia. Além disso, ressaltou que esse tipo de tecnologia constrói uma interface entre terreno/oportunidade e mercado/incorporadoras, fundamental para a eficácia na esteira de desenvolvimento do mercado.
Na sequência, o fundador da Brickup, Rafael Souza, começou a sua apresentação com a indagação “O que você sabe sobre a sua obra?”. E depois destacou a necessidade dos gestores de uma obra saberem o que acontece dentro e fora dos escritórios de forma eficiente e integrada. Além disso, Souza apresentou diversos dados e pesquisas sobre o setor da Construção Civil e questionou que, mesmo sendo o setor que mais produz esse tipo de informação, falta analisar esses dados de maneira prática. Com a intenção de criar uma solução, a sua empresa criou uma plataforma de gestão de ponta a ponta, para automatizar os processos e conectar o canteiro de obra ao setor administrativo.
Para finalizar o seminário, o fundador e CEO da Metrópole4 Influencers, Édson Rocha, revelou cases de sucesso de sua agência com empresas da Construção Civil e abordou formas de divulgar e monitorar esses tipos de empreendimentos através de influenciadores digitais e campanhas de marketing. Assim, evidenciou a importância de se dedicar a um planejamento e acompanhamento das campanhas para colher bons resultados de acordo com cada estratégia.
Por fim, houve um debate entre os palestrantes e o mediador João Paulo Zica Fialho, CEO Raja Ventures e JPZF Empreendimentos Imobiliários, sobre as pautas levantadas, junto com o público.
O Construa Minas 2023 tem patrocínio da TopMix Concreto (Diamante), Confea (Prata), Copasa (Prata), Sicoob Imob.Vc (Prata), Plan Radar (Prata), Mais Controle (Cota StartUp) e apoio institucional da ABRH-MG, CMI/Secovi MG, CREA-MG, Sinaenco-MG, Sindicer-MG, Ibmec, UFMG/DEMC e Tia Lia Lanches.