Andreia Kaucher Darmstadter, supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, recebeu convite para integrar o Grupo de Trabalho sobre Segurança e Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Indústria da Construção. O GT foi estabelecido pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO, órgão de pesquisa do Ministério do Trabalho.
Para Andreia Darmstadter, a segurança do trabalho tem um papel vital em qualquer atividade produtiva. “Integrar um grupo de trabalho instituído por uma instituição de referência em estudo e pesquisa das condições dos ambientes laborais, para tratar de questões que impactam a segurança na indústria da Construção, certamente irá favorecer o compartilhamento de conhecimentos que irão contribuir para avançarmos na gestão de programas de SST”, destacou.
A constituição do GT considerou a forte atuação da indústria da Construção pela Fundacentro desde 1987, com farta produção de conteúdo técnico, e revisões de normas diretamente ligadas ao setor, que tem grande importância para a economia do país.
Outros motivos para a criação do grupo incluem a necessidade de realizar pesquisas, ensino e extensão em segurança e saúde na indústria da Construção, desenvolver programas de formação para profissionais em SST, adaptar normas às novas tecnologias e atrair pesquisadores nacionais e internacionais.
As atividades do GT contarão com o apoio das diretorias da Fundacentro e o grupo será coordenado pela especialista Maria Christina Felix. Ela será responsável por sistematizar os estudos do GT, buscar recursos para suas funções e estabelecer parcerias com pesquisadores de outras instituições.