Sinduscon – MG

Notícias

Home / Ibmec Building discute Norma de Desempenho: mais segurança ao consumidor e aos profissionais de arquitetura

Ibmec Building discute Norma de Desempenho: mais segurança ao consumidor e aos profissionais de arquitetura

Por Cristiane Miranda/Interface Comunicação

O tema do evento do IBMEC, realizado no primeiro dia do Construa Minas 2024, na manhã desta segunda-feira (19), foi “O impacto da Norma de Desempenho no processo de arquitetura e engenharia”. Os participantes, em sua maioria estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Ibmec BH, assistiram a uma palestra com o CEO/Diretor da Consultare Engenharia de Desempenho, Otávio Luiz do Nascimento.

Em sua apresentação, Otávio ressaltou a importância do conhecimento da Norma de Desempenho, a NBR 15575-2021, por parte dos profissionais de arquitetura. “A forma como lidamos hoje com a arquitetura precisa agregar mais coisa. Essa norma foi feita para proteger o usuário. A tecnologia e o conhecimento dos materiais nos ajudam a trazer a realidade para dentro do projeto”, observa Otávio Luiz do Nascimento.

A Norma de Desempenho indica o comportamento que um edifício ou sistema deve atingir quando em uso, não importa o método de construção. Em sua palestra no Construa Minas, Nascimento falou da importância e da necessidade do entendimento da norma de desempenho nos projetos arquitetônicos residenciais.

O CEO da Consultare também fez ressalvas quanto à importância em saber quais os materiais serão usados em uma determinada obra, antes da definição do design. “Cada vez mais, a arquitetura precisa saber os elementos que serão usados em um determinado projeto. Vocês que estão começando agora, ainda são estudantes, é primordial ter essa norma como parâmetro para todos os seus futuros projetos.”

NBR 15575

A Norma Brasileira 15.575 é hoje um dos regulamentos técnicos mais importantes para o setor da Construção Civil. Publicada em 2013, mas revisada em 2021, ela é popularmente conhecida como Norma de Desempenho e tem o objetivo de estabelecer parâmetros de qualidade para os diversos sistemas que compõem uma edificação habitacional.

De acordo com Otávio do Nascimento, a Norma de Desempenho cria uma referência e também serve como uma segurança no trabalho dos arquitetos. “Com ela, conseguimos uma melhoria de sistemas e a inovação; garantimos a segurança e a satisfação dos clientes; o encadeamento das responsabilidades dos agentes da construção: incorporador, projetistas, consultores, construtor e fornecedor”, revela.

A NBR 15575 faz com que todos os personagens envolvidos entendam quais requisitos devem ser atendidos pelo imóvel residencial para proporcionar conforto ao usuário e durabilidade aos seus componentes. “Ela também cria um laço de confiança entre quem vende e quem compra imóveis novos”, afirma Otávio.

O objetivo da NBR 15575 é assegurar que as edificações habitacionais atendam a requisitos mínimos de qualidade durante toda a sua vida útil. E, nesse contexto, são muito importantes as orientações contidas no manual de uso, operação e manutenção do imóvel, com orientações práticas para os usuários e a descrição detalhada dos materiais e componentes utilizados na construção – o chamado memorial descritivo.

O documento também deve incluir informações detalhadas sobre materiais e componentes utilizados na construção, incluindo não apenas a descrição do tipo de material, mas também as normas ABNT, detalhes sobre modelos, acabamentos, requisitos acústicos/térmicos/estruturas e formas de instalação.

—————————————————————-

Uma realização do Sinduscon-MG e da CBIC, com apoio master do Sebrae, o Construa Minas 2024 tem patrocínio da Topmix (Diamante), Confea, Copasa/Governo de Minas e Sicoob Imob.Vc (Prata), Agera e Sienge (Bronze). E apoio institucional da ARMBH, CMI Secovi-MG e Sinaenco-MG.