Carolina Moura/Interface Comunicação
O Construa Minas 2024, principal evento da cadeia produtiva da Construção Civil em Minas Gerais, foi palco para a realização do 2º Simpósio Café com Leite, nesta quinta-feira (22/08), que abordou o tema “Perícias na Construção Civil e o Avanço das Normas ABNT”. O simpósio foi realizado pelo IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) Nacional, Ibape-MG e Ibape-SP.
A Presidente do Ibape-MG, arquiteta Talita Favaro Paixão Sá, explicou a origem do nome do simpósio, que faz referência à histórica política “Café com Leite” entre São Paulo e Minas Gerais. “O Simpósio Café com Leite surgiu durante um congresso, inspirado pela antiga aliança entre Minas e São Paulo. Nossa ideia foi promover um espaço para a discussão de temas pertinentes à habilitação e qualificação técnica em avaliações e perícias, áreas que exigem uma especialização cada vez maior”, comentou Talita.
O presidente do Ibape Nacional, engenheiro Luciano Ventura, destacou a importância do simpósio como uma oportunidade de colaboração entre diversas entidades. “A discussão sobre a evolução das normas técnicas é crucial, e ter a presença de representantes da ABNT e do Sinduscon-MG reforça a importância desse diálogo. Estamos em um momento muito positivo de união entre as entidades, o que fortalece o desenvolvimento técnico e a valorização dos profissionais da engenharia”, afirmou Ventura.
Representando a ABNT, o presidente Mario William Esper, destacou a importância da normalização como um processo de autorregulamentação da sociedade. “A ABNT é reconhecida como o fórum único de normalização no Brasil, e a proposta que estamos lançando aqui é para que o Brasil, através do IBAPE, sugira uma norma padrão mundial baseada na norma brasileira. Essa norma específica de perícia, se aprovada, poderá padronizar processos que hoje variam muito entre os países”, explicou Esper.
O evento contou ainda com a presença de outras autoridades renomadas do setor. Entre elas, o Presidente do Ibape-SP, Marcos Mansour Chebib Awad, que enfatizou a relevância do simpósio para o fortalecimento das práticas de engenharia em âmbito nacional. Também esteve presente o Presidente do Sinduscon-MG, Renato Michel, que destacou a importância da integração entre as entidades para o desenvolvimento sustentável da Construção Civil.
O simpósio já se consolida como um evento de relevância no calendário nacional, e reforça a importância da troca de conhecimentos e da colaboração entre profissionais e entidades do setor. O Construa Minas 2024 segue até o dia 23 de agosto, com uma programação repleta de conteúdos relevantes para o setor da Construção Civil e o Mercado Imobiliário.
———————————————————–
Uma realização do Sinduscon-MG e da CBIC, com apoio master do Sebrae, o Construa Minas 2024 tem patrocínio da Topmix (Diamante), Confea, Copasa/Governo de Minas e Sicoob Imob.Vc (Prata), Agera e Sienge (Bronze). E apoio institucional da ARMBH, CMI Secovi-MG e Sinaenco-MG.