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Pavimento em concreto, tecnologia em prol da ecoeficiência e da redução de custos

Adriana De Paula/Interface Comunicação

O que é mais viável em pavimentação? O asfalto ou o Pavimento  Urbano em Concreto (PUC)? Quais as vantagens e desvantagens? Essas foram algumas das abordagens principais do seminário Pavimento de Concreto: uma solução competitiva e sustentável para a infraestrutura viária, que ocorreu nesta quarta-feira (21/08), como parte da programação do CONSTRUA MINAS 2024, em Belo Horizonte (MG).

O Pavimento em concreto, tecnologia embora relativamente recente no Brasil – implementada como uma proposta de  solução em obras viárias, condomínios e rodovias, em áreas urbanas e rurais há cerca de cinco anos -, hoje já é uma realidade em países da América Latina, como a Argentina, onde mais de 50% do pavimento urbano é de concreto.

De acordo com o gerente regional da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP-MG), Lincoln Raydan, ao tratar do tema Pavimento de Concreto Reforçado com Fibras Sintéticas, essa tecnologia se trata de uma solução competitiva e sustentável para as vias urbanas, rurais e rodovias, apresentando ao mercado, por exemplo, fibras e placas menores e mais viáveis. Tudo isso, ressaltou, tem despertado o interesse de prefeituras e do setor produtivo.

Um case de sucesso é a cidade de Piracicaba (SP), com mais de 30 quilômetros de aplicação nas vias urbanas.

Para o presidente do Sinduscon-MG, Renato Michel, o pavimento em concreto tem sido muito importante e vem conquistando  cada vez mais espaço no segmento da Construção  Civil. “A escolha não depende mais só da questão de custo”, observou.

Vantagens – Entre as vantagens, Lincoln Raydan, da ABCP-MG, citou a baixa taxa de manutenção se comparada ao asfalto, que demanda apenas pequenas selagens de juntas. “Além do tripé ambiental, econômico e social, bom desempenho, durabilidade. E, o mais importante: ecoeficiência e segurança para os usuários”, destacou. Sem contar a questão financeira: a massa asfáltica teve um aumento estimado de 250% nos últimos 10 anos; e o pavimento de concreto, cerca de 60%.

Em diversas regiões do Brasil a pavimentação de concreto começa a se tornar realidade. Como no estado de São Paulo, do Paraná, em Brasília (DF), por meio do programa de obras em concreto em vias que ligam a capital às cidades satélites, em Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES).

Case de sucesso – Na cidade de Piracicaba (SP), com uma frota de 348 mil veículos, fora veículos de passagem – 10 rodovias cortam o município – e intenso tráfego de caminhões são 1,8 mil quilômetros de área pavimentada.

Em abril de 2023 teve início o lançamento  do edital que estabeleceu a contratação do PUC. Entre o lançamento  a contratação da empresa vencedora se passaram dois meses e meio. Em dezembro tinha início o projeto, cujo término está previsto para outubro deste ano.

Considerado case de sucesso, modelo Brasil afora, o PUC/Piracicaba já tem 32 quilômetros executados dos 45 quilômetros de vias previstos no projeto. A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, Jane Franco Oliveira, disse que o principal fator para esse tipo de contratação foi o custo benefício: “Uma tecnologia com vida útil de 20 anos, se comparada ao asfalto, estimada em 10 anos” , exemplificou.

O engenheiro civil da secretaria, Evandro Sotto, detalhou a iniciativa aos participantes do Seminário durante a fala: Case PUC/Piracicaba – SP: impacto das obras, análise dos resultados e feedback da comunidade.  

Tudo começou com  planejamento, definição das vias prioritárias – há vias com 17 mil veículos pesados em circulação diariamente –  discussão com as empresas impactadas para minimizar os transtornos, a veiculação de folders nas redes sociais sobre o andamento das obras e as rotas alternativas, até o feedback com a comunidade, com plantões de tira-dúvidas, campanhas educativas e conversas com os moradores da regiões afetadas sobre o tempo necessário para ficar sem acesso às residências durante a execução dos trabalhos. “Essa sementinha que plantamos hoje vai ser a marca da história da pavimentação de concreto”, resumiu Evandro Sotto.

Temas – O seminário também teve  palestras sobre Aplicação e viabilidade técnica/econômica do PUC nos loteamentos e condomínios, com Ricardo Moschetti, gerente regional ABCP- SP, e o Projeto de execução do Pavimento de Concreto com Fibras Sintéticas, com Carlos Bassamino, da R9-Pro – Engenharia e Consultoria – Projetos de Pisos Industriais.

O CONSTRUA MINAS 2024, prossegue até sexta (23/08).  O evento faz parte do calendário oficial da Construção Civil e do Mercado Imobiliário de Minas Gerais, reunindo especialistas e pesquisadores do setor em debates com conteúdos relevantes para a cadeia produtiva.  Uma realização do Sinduscon-MG e da CBIC, com apoio master do Sebrae, o Construa Minas 2024 tem patrocínio da Topmix (Diamante), Confea, Copasa/Governo de Minas e Sicoob Imob.Vc (Prata), Agera e Sienge (Bronze). E apoio institucional da ARMBH, CMI Secovi-MG e Sinaenco-MG.