Adriana De Paula/Interface Comunicação
O presidente do Sinduscon-MG, Renato Michel , ao abrir o 1º Congresso Sinduscon-MG Jovem, nesta quinta-feira (22/08), como parte da programação do CONSTRUA MAIS 2024, ressaltou a importância da realização do evento: “Hoje temos dois eventos debutantes aqui. Pela manhã, o 1º Congresso de Comunicação e Marketing e, agora à tarde, o Sinduscon-MG Jovem. Tudo isso é a prova de que não podemos acomodar, que devemos sempre criar algo novo.”
O empresário saudou os participantes em nome do presidente do Sinduscon-MG Jovem, Felipe Cançado: “Felipe faz parte de uma segunda geração do empreendedores. É importante termos a juventude ao nosso lado para aprimorarmos ainda o associativismo” , afirmou.
Para Felipe Cançado, a realização do 1º Congresso Sinduscon-MG Jovem remete a uma grande troca de vivências, trazendo à tona questões de interesse para o empresariado que vem se despontando no segmento da Construção Civil e do Mercado Imobiliário. “Planejamentos tudo com muito cuidado para trazer assuntos relevantes para as empresas de vocês”, disse. Entre eles, Cançado citou a liderança, o associativismo e a inteligência artificial.
Painéis – No 1º Painel: Gestão e Liderança para empresários da Construção Civil, o consultor Ayrton Sérgio, da Rochedo Ferreira, deu o tom a um debate mais que atual: Gestão e Liderança. Segundo ele, tudo isso é fundamental na vida empresarial e no associativismo. Para Ayrton, só há um caminho rumo ao êxito de uma organização. “É contribuir para o sucesso dos clientes. Esse caminho se faz com gestores. Gestão e liderança é uma questão de cultura. Líder é alguém a quem foi atribuído o papel de liderar pessoas”, ressaltou.
A Importância do Associativismo para o empresário da Construção Civil, temática também abordada no Congresso, com a participação do diretor comercial do Sinduscon-MG, Marcelo Leal, tratou do associativismo em suas diversas nuances. Como, por exemplo, o papel das assessorias técnicas e jurídicas dos sindicatos como forma de aprimoramento de gestões e aperfeiçoamento. Marcelo destacou ainda uma das inovações da atual gestão do Sinduscon-MG: o estímulo ao empoderamento que os presidentes das comissões têm com os diferentes assuntos tratados referentes às suas áreas afins.
Outro painel abordou a questão da Inteligência Artificial na Construção Civil, reunindo Luiz Veloso, especialista em inovação, da Morada ai, e Leonardo Gasparin, CEO e co-fundador da CUB, empresa que mescla tecnologia e mercado imobiliário. Segundo os especialistas, a Inteligência Artificial é um combinado de diferentes experiências do passado na área de Tecnologia da Informação. Uma tecnologia que vem evoluindo há décadas, marcada hoje por um salto muito grande.
Uma realização do Sinduscon-MG e da CBIC, com apoio master do Sebrae, o Construa Minas 2024 tem patrocínio da Topmix (Diamante), Confea, Copasa/Governo de Minas e Sicoob Imob.Vc (Prata), Agera e Sienge (Bronze). E apoio institucional da ARMBH, CMI Secovi-MG e Sinaenco-MG.