Adriana De Paula/Interface Comunicação
Como funcionam hoje os canais de atendimento na Cemig para as demandas dos clientes, sejam eles individuais ou incorporadores? O que tem sido feito para otimizar os processos e garantir a execução final dos projetos com celeridade e segurança? Essas e outras questões estiveram em pauta nesta sexta-feira (23/08), durante o seminário Abertura da solicitação, procedimentos técnicos e conexão em empreendimentos imobiliários na rede elétrica Cemig.
A atividade, que fez parte do último dia da programação do CONSTRUA MINAS 2024, reuniu empreendedores, técnicos e especialistas do segmento da Construção Civil para se inteirar das últimas inovações da área elétrica. “Estamos aqui para conhecer a visão da Cemig, como ela vê o empreendedor e as demandas do setor, como as avaliações de projetos e de cargas, em função do cumprimento dos prazos e dos serviços”, disse o diretor de Relacionamento com Concessionárias do Sinduscon-MG, Francisco Drummond Júnior, na abertura do evento, ao lado da técnica da área de Relacionamento da Cemig, Alexandra Coelho.
Ao falar sobre os Canais de atendimento, registro da solicitação via Cemig Atende Web/APR WEB e desenvolvimentos em andamento para atender a REN 1000 e a REN 1059, o técnico em eletrônica Davidson Rodrigo de Souza Pinto, que atua na Cemig Distribuição na área de Relacionamento Comercial, enfatizou, entre outras iniciativas, o Projeto Cliente +. A iniciativa, que teve início em 2021 em parceria com a IBM, para transformar o atendimento e simplificar os processos, com foco na digitalização, tem dado bons resultados: “Hoje, 75% das demandas vêm dos canais digitais”, ressaltou Davidson. A meta, explicou, é continuar disponibilizando a maior gama de serviços em todos os canais, possibilitando aos usuários o acompanhamento das demandas de forma segura e ágil.
Os participantes do Seminário também conheceram mais sobre as informações técnicas e procedimentos que devem ser observados para a conclusão de um empreendimento imobiliário. Na explanação, Rômulo Rodrigues Pereira, que atua na Cemig Distribuição na área de Expansão de Redes de Distribuição, ressaltou o que acontece entre a solicitação e a vistoria, como a análise de documentos para se averiguar as condições para se receber os novos empreendimentos. O técnico mostrou os últimos resultados. Até julho deste ano, explicou, foram 86 mil solicitações de conexões com análise de carga, num total de 74% aprovadas. Desse total, mais de 10 mil foram deliberadas em julho. “Quanto mais rápida a apresentação do projeto elétrico pelo empreendedor, melhor para a agilidade do processo”, reiterou.
No seminário também foi abordada ainda a temática da Vistoria e conexão em empreendimentos imobiliários e principais erros cometidos, com o técnico de Sistema Elétrico na área de Distribuição de Energia na Cemig Distribuição, Galileu Ferreira Passos.
O Construa Minas 2024 é uma realização do Sinduscon-MG e da CBIC, com apoio master do Sebrae. Tem patrocínio da Topmix (Diamante), Confea, Copasa/Governo de Minas e Sicoob Imob.Vc (Prata), Agera e Sienge (Bronze). E apoio institucional da ARMBH, CMI Secovi-MG e Sinaenco-MG.