Sandra Mara/Interface Comunicação
“Esse é um evento de confluências”. Foi com essa frase que Renato Michel, presidente do Sinduscon-MG, abriu o “Seminário Medição Individualizada e Diretrizes para interligar as redes de água e esgoto de empreendimentos aos sistemas da Copasa” realizado na tarde desta sexta-feira, dia 23 de agosto, durante a terceira edição do Construa Minas 2024.
“Estamos no último dia do Construa Minas. É gratificante chegar ao final do evento, que nasceu em 2022, com essa sensação de dever cumprido. Tivemos mais de 6.600 inscrições, foram cerca de 200 palestrantes, mais de 30 entidades participantes e mais de 170 horas de conteúdo para a comunidade da Construção. E a Copasa não poderia ficar de fora, porque ela integra o nosso segmento”, explica o presidente do Sinduscon-MG.
Bruno Vieira Andrade, superintendente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), afirma que chegou à empresa há pouco mais de dois anos e que encontrou uma situação onde as arestas precisavam ser aparadas. “O setor da Construção Civil é o grande mitigador do crescimento orgânico da companhia e não pode ser visto, de forma alguma, como um inimigo e sim como cliente estratégico”, disse.
Medição Individualizada
Marcos Campos, coordenador de Relacionamento com os Clientes Estratégicos proferiu palestra sobre o tema “Requisitos Técnicos Da Medição Individualizada – Empreendimento em Construção ou Condomínio Habitado (Habitação de Interesse Social e Demais Padrões)”. “Levar água para a sociedade é levar saúde, segurança, lazer e, para dentro da casa das pessoas, é ainda mais importante aquilo que a gente pode oportunizar para as nossas famílias. É aquilo que a gente deve velar e gerir com muito respeito”, salienta. Em sua palestra, mostrou como deve ser feito o pedido de individualidade de água para condomínios.
Em seguida, Bruno Vieira Andrade, superintendente da Copasa, falou sobre a “Diretriz Técnica Básica (DTB) – Procedimentos para solicitação Diretrizes e principais erros na Apresentação de Projetos para Análise”. Em sua fala, ele abordou como era o processo anterior para pedido de projetos de análise de processo de empreendimentos particulares e como são atualmente os procedimentos para Solicitação de Diretriz Técnica Básica (DTB).
Sistema Interlga
Wilimar Júnior Ruas, gerente da Unidade de Serviços de Apoio Administrativo Metropolitana da Copasa, palestrou sobre o Sistema INTERLIGA e seu uso para controle da interligação de empreendimentos imobiliários aos sistemas públicos de água e esgoto da Copasa Inovações”. O Interliga permite controlar o trâmite de solicitações de empreendimentos imobiliários para interligar suas redes de água e esgoto aos sistemas públicos da Companhia.
Por meio desse sistema, o usuário poderá requerer DTBs e acessar informações técnicas de todas as fases do processo, como: projetos a serem analisados; documentos de legalização ambiental, técnica e fundiária; documentos de Termo de Acordo, Plano de Trabalho e Doação; acompanhamento do processo de fiscalização, inspeções de materiais, ordens de serviço autorizando o início das obras, vistorias do sistema implantado; aprovação da infraestrutura implantada e liberação do TRO.
“Estamos atualizando o sistema para que haja maior agilidade e interação com a Copasa, além de reduzir o tempo de aprovação dos processos”, completa.
——————————————————
O Construa Minas 2024 é uma realização do Sinduscon-MG e da CBIC, com apoio master do Sebrae. Tem patrocínio da Topmix (Diamante), Confea, Copasa/Governo de Minas e Sicoob Imob.Vc (Prata), Agera e Sienge (Bronze). E apoio institucional da ARMBH, CMI Secovi-MG e Sinaenco-MG.