Sinduscon – MG

Notícias

Home / Sinduscon-MG e Gerdau se unem para capacitar trabalhadores da construção civil

Sinduscon-MG e Gerdau se unem para capacitar trabalhadores da construção civil

Parceria visa combater a escassez de mão de obra qualificada em Minas Gerais, com oferta de mais 300 vagas gratuitas em cursos de capacitação

Belo Horizonte, 24 de setembro de 2025 – O setor da construção civil em Minas Gerais deu um passo importante para combater a escassez de mão de obra qualificada. Nesta terça-feira, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e a Gerdau formalizaram o Programa “Valorizar para Transformar”, uma parceria que busca qualificar profissionais e aumentar a competitividade do setor. O evento, realizado na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), reuniu lideranças do setor e representantes do poder público.

A fase inicial do projeto já oferece mais de 300 vagas gratuitas em cursos técnicos e gerenciais, atendendo a profissionais de todos os níveis, do operacional ao executivo, número que pode ser ampliado.

Na primeira etapa, 17 empresas associadas ao Sinduscon-MG foram selecionadas por meio de edital, lançado em 21 de julho. As organizações puderam escolher, a partir do portfólio do Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senai-MG), as capacitações que melhor se alinham às necessidades de suas equipes. Os cursos estão sendo ministrados pelo Senai-MG em diferentes locais: nas instalações das próprias empresas, no Centro de Treinamento do Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG) ou no Centro de Formação Profissional Paulo de Tarso.

A parceria foi celebrada como um investimento direto em capital humano. Raphael Lafetá, presidente do Sinduscon-MG, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da categoria. “Temos o compromisso de capacitar pelo menos 10% do efetivo dos trabalhadores da construção civil de Belo Horizonte e região metropolitana. Este convênio nos ajudará a cumprir essa missão. São cerca de 8,5 mil empregados que precisamos capacitar”, afirmou Lafetá. Para ele, “o futuro da construção civil depende da qualificação contínua dos seus profissionais. Esse programa é um investimento direto em capital humano, que vai impactar positivamente a produtividade, a inovação e a segurança no trabalho.

O CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, também destacou o papel da empresa na construção de um setor mais qualificado e sustentável. A construção civil é um dos pilares do desenvolvimento do país. O Programa Valorizar para Transformar está totalmente conectado com o negócio da Gerdau, uma empresa brasileira que há 124 anos atua no setor do aço. Investir na qualificação desses profissionais significa fortalecer toda a cadeia produtiva. A parceria neste programa reafirma o nosso compromisso em gerar valor para a sociedade e contribuir para um setor mais qualificado, competitivo e sustentável”, declarou.

O cenário de escassez de mão de obra foi o principal motor para o desenvolvimento do programa, como explicou ovice-presidente de Política, Relações Trabalhistas e Recursos Humanos do Sinduscon-MG, Felipe Boaventura. Ele enfatizou que “apenas a educação fornece uma plataforma sustentável de crescimento, tornando o trabalho na construção civil mais atrativo através da oferta de capacitação e aprimoramento profissional. O programa foi desenvolvido para atacar o problema da ‘crise de escassez de mão de obra’, que é muito desafiadora para o setor’”, afirmou Boaventura.

Sobre o Sinduscon-MG

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), fundado em 1936, é uma das principais entidades representativas do setor no país, com atuação voltada ao fortalecimento da indústria da construção, promoção do desenvolvimento urbano e defesa dos interesses do segmento. O Sinduscon-MG conta com mais de 13 mil empresas associadas, parceiras e sindicalizadas, que abrangem 545 municípios mineiros.

Sobre a Gerdau

Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Relacionamento com Imprensa

Milka Veríssimo 11.95761-2703 | imprensa@mayapr.com.br 
Adriana Linhares 31.99203-0777 | adriana@mayapr.com.br
Anne Morais 31.99223-6076 | anne@mayapr.com.br

Foto: Divulgação Gerdau

Foto: Divulgação Gerdau