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Aeroportos de MG recebem recursos do Estado e União

Única a receber dinheiro na 2ª etapa do Profaa, Ubá terá pista de 1,5 km Helenice Laguardia O aeroporto de Ubá, a 290 km de Belo Horizonte, foi o único de Minas Gerais aprovado na segunda etapa do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) para construção e reforma de aeroportos públicos no país. O programa, por meio de parceria entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e governos estaduais, vai destinar R$ 99 milhões de verba consignada a 17 terminais em diferentes Estados. Para o aeroporto de Ubá, foram destinados R$ 2,45 milhões. Mas a obra deve cumprir todas as exigências legais e o governo de Minas precisa assinar acordo com a Anac até 28 de novembro, senão a verba não será liberada. “Tem que ter a licença ambiental. A Anac vistoria a obra e paga à empreiteira”, explica o coordenador do Programa Estadual de Modernização de Aeroportos (Proaero), Júlio César Diniz Oliveira. A primeira etapa das obras de reforma do aeroporto de Ubá refere-se à reforma e aumento da pista, do pátio de aeronaves e da cerca de proteção, além do balizamento noturno (iluminação). Em 2008, o Profaa destinou R$ 108 milhões para todo o país, verba aplicada em aeroportos não administrados pela Infraero. Para 2009, a previsão é de R$ 120 milhões. O governo do Estado, por meio do Proaero, está terminando a reforma dos aeroportos de Araxá, Oliveira e Ituiutaba e já está preparandio a inauguração do aeroporto de Frutal, no Triângulo. Em 2009, o projeto é de licitar obras para os aeroportos de Guaxupé, Passos, Divinópolis, Capelinha, Pium-hi, Curvelo e Ouro Fino. O valor total do Proaero, que começou em 2006, é de R$ 350 milhões até 2011, quando 81 aeroportos de Minas devem ser atingidos. Entenda Profaa. O Programa Federal de Auxílio a Aeroportos visa a reforma ou ampliação de aeroportos públicos, por meio de parcerias entre a Anac e os governos responsáveis pelos terminais. Anac ainda não decidiu sobre volta de vôos para a Pampulha A reavaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a autorização ou não da volta de alguns vôos ao Aeroporto da Pampulha, na capital, ainda depende de análise técnica do órgão que regulamenta o setor. “Ainda não há previsão de quando esse estudo ficará pronto”, respondeu a assessoria de imprensa da Anac sobre o assunto. O estudo faz parte da portaria 993, de 17/09/2007, data do pedido de empresas para reavaliação da capacidade técnica e de segurança. “Se não houver problema de segurança, a Anac pode retomar os vôos. Se não tiver empecilho técnico, não precisa restringir vôos. Casos mais complicados são Galeão e Santos Dumond”, acrescenta a assessoria de imprensa da Anac, sobre os aeroportos do Rio de Janeiro. (HL) Governador Valadares Reforma do aeroporto termina em julho 2009 O aeroporto Coronel Altino Machado, em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, foi o único aeroporto que recebeu recursos do governo federal, por meio do Profaa, em 2008. “Foram R$ 3,77 milhões, num total de R$ 20,1 milhões do custo do aeroporto. Ele fica pronto em julho de 2009”, informou o coordenador do Proaero, Júlio César Diniz Oliveira. Júlio César explica que o espaço, considerado um dos mais importantes do Proaero, tem uma demanda reprimida. “Estamos ampliando e aumentando a capacidade para receber aeronaves de cem passageiros”. A obra no aeroporto de Governador Valadares inclui a ampliação da pista em 300 metros, melhorias na área de taxiamento e balizamento noturno (iluminação). Duas empresas – Air Minas e Trip – já fazem o transporte no aeroporto com aeronaves para 50 passageiros. (HL)