Sinduscon – MG

Notícias

Home / Aproveitamento dos rejeitos de mineração foi um dos temas do seminário promovido pelo Siprocimg no Construa Minas 2023

Aproveitamento dos rejeitos de mineração foi um dos temas do seminário promovido pelo Siprocimg no Construa Minas 2023

Cristiane Miranda/Interface Comunicação

Dando continuidade ao “2º Seminário Técnico de Sustentabilidade e Soluções para a Construção Civil”, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais (Siprocimg), nesta quarta-feira (25), durante o Construa Minas 2023, os participantes assistiram a uma palestra com o engenheiro especialista da Agera, Luciano dos Reis Bento, empresa da Vale, criada para comercializar a areia aproveitando os rejeitos da mineração.

Em sua apresentação “Construindo um futuro sustentável- Uso de areais sustentáveis”, o engenheiro falou a respeito da Agera, que irá comercializar e distribuir areia proveniente de seus rejeitos de minério de ferro para diversos fins, com o objetivo de reduzir a disposição desses materiais em barragens ou pilhas.

“A Vale já tem essa preocupação de dar um destino mais sustentável aos seus rejeitos, já vem realizando pesquisas. Ao criar essa startup, a Agera, a Vale está dando um destino mais sustentável aos seus rejeitos. A partir dos rejeitos da mineração, criamos a areia que pode ser utilizada no concreto, revestimentos especiais, tintas e argamassas”, explicou o engenheiro.

Com sede em Nova Lima (MG), a Agera recebe a areia produzida (atualmente na mina de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG))a partir do tratamento dos rejeitos e promove sua comercialização e distribuição.

Painéis monolíticos

Para fechar o primeiro dia do seminário, o diretor comercial do Grupo Isofort, Marco Wogel apresentou o tema “Monopainel-Sistema construtivo e EPS (Isopor)”. Em sua apresentação, Marco Wogel falou sobre as vantagens dos painéis monolíticos na construção. “Esse é um sistema construtivo inovador que reduz custos com material, mão de obra e tempo. É compatível com qualquer tipo de construção, além de promover uma construção rápida e fácil”.

Os painéis monolíticos são placas de poliestireno expandido (EPS) – isopor – sobrepostas por malhas de aço leve de alta resistência interligadas por barras de aço. As malhas e barras de aço utilizadas nos painéis monolíticos variam dependendo da aplicação da estrutura.

O Monopainel é indicado para substituir a alvenaria estrutural, realizar o fechamento externo e interno em edifícios com estrutura em concreto armado ou metálica, reformas e obras de ampliação de edifícios comerciais, industriais e residenciais, além da execução de lajes inclinadas e de muros de fechamentos.

“O Monopainel de EPS traz inúmeros benefícios, além de proporcionar conforto térmico e acústico. Hoje já temos inúmeras construções em Belo Horizonte feitas com esse nosso sistema. Esse é um produto que lançamos no mercado há três anos e meio, com muita responsabilidade”, afirmou.

O Construa Minas 2023 tem patrocínio da TopMix Concreto (Diamante), Confea (Prata), Copasa (Prata), Sicoob Imob.Vc (Prata), Plan Radar (Prata), Mais Controle (Cota StartUp) e apoio institucional da ABRH-MG, CMI/Secovi MG, CREA-MG, Sinaenco-MG, Sindicer-MG, Ibmec, UFMG/DEMC e Tia Lia Lanches.