Andréia Lomas/Interface Comunicação
A manhã desta segunda-feira (23/10) do 2º Congresso de Loteamentos Sinduscon MG + Aelo-MG teve a presença de Felipe Cavalcante – Fundador e Presidente de Honra da ADIT Brasil, CEO da MATX e da Gisele Borges – Presidente da ASBEA MG e CEO da Gisele Borges Arquitetura, para comporem a mesa junto ao comentarista Flávio Guerra – Presidente da Aelo-MG, vice-presidente de Loteamentos do Sinduscon-MG, diretor da CMI SECOVI MG e CEO da Construir Loteamentos para dissertar sobre “Empreendimentos Horizontais pelo Brasil (Cases de sucesso, novas tipologias, ideias inovadoras, Smart Cities)”.
O debate girou em torno das principais tendências que vêm sendo analisadas e aplicadas no mercado e a ressignificação de termos, como: loteadores por desenvolvedores urbanos, visto que, na construção de novos empreendimentos deve-se levar em consideração o todo e suas modificações nos espaços que estão sendo ocupados.
Ao iniciar a mediação da palestra, Flávio Guerra frisou que é importante a realização de eventos como este para que as experiências serem compartilhadas e integradas para o futuro, principalmente no cenário mineiro, que ocupa o segundo lugar no mercado e, também, em população.
A partir daí, em um bate-papo unido, Felipe Cavalcante e Gisele Borges trouxeram os pontos centrais para construção de empreendimentos maus inovadores e que levam em consideração a ocupação e aproveitamento dos espaços. Para eles, criar e valorizar espaços públicos e de lazer são de suma importância para atender as expectativas da população residente.
“Para ser bem feito, não precisa ser rico”, afirmou a arquiteta. Para Gisele, ao citar suas pesquisas de campo realizadas por países da América Latina, como o Peru, percebeu que o cuidado com os espaços urbanos independe da riqueza do país e sim, da consideração de valorizar os espaços de uso, principalmente, os comuns a todos.
Em seguida, Felipe Cavalcanto explicou da também importância de estabelecer um relacionamento com o cliente não só pré,mas é, principalmente, no pós-venda além de destacar como principais tendências para o desenvolvimento de novos produtos “o papel de transformar os espaços em bairros planejados, condomínios de casas, incorporação e faseamento”, relatou.
Após o encerramento, Lincoln Raydan, gerente Mercado Regional MG da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP),, destacou a importância da realização de debates como o de hoje para o futuro das cidades brasileiras. “A gente vê a possibilidade de cidades e, consequentemente, bairros mais planejados, com urbanismos mais elaborados e que tragam aproveitamento para todos”, conclui o engenheiro civil.
O Construa Minas 2023 tem patrocínio da TopMix Concreto (Diamante), Confea (Prata), Copasa (Prata), Sicoob Imob.Vc (Prata), Plan Radar (Prata), Mais Controle (Cota StartUp) e apoio institucional da ABRH-MG, CMI/Secovi MG, CREA-MG, Sinaenco-MG, Sindicer-MG, Ibmec, UFMG/DEMC e Tia Lia Lanches.