Na última sexta-feira, dia 19 de julho, entrou em vigor em todo o País a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A NBR 15.575 estabelece exigências de conforto e segurança em imóveis residenciais. Essa é uma norma inédita que, na prática, vai se consistir em um marco regulatório. Para explicar os benefícios da nova regulamentação, o assessor técnico do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais, Roberto Matozinhos, colaborou com a reportagem do Jornal da Band. A matéria foi divulgada em rede nacional no último dia 18 de julho.
Com a entrada em vigor da NBR 15.575, a partir de agora, os projetos de edifícios habitacionais deverão observar padrões mínimos de qualidade. Para os consumidores, alguns dos ganhos mais perceptíveis serão aqueles referentes a conforto térmico e acústico. Por isso, a reportagem de Elói Oliveira focou nos benefícios que a norma pode trazer na redução de ruídos em áreas de maior permanência dos apartamentos, como salas e quartos. Em sua participação, Roberto Matozinhos, destacou o ganho de isolamento acústico para o conforto dos usuários. “A pessoa vai ter uma condição de dormir tranquilo”, ressaltou.
Abaixo, você pode conferir a reportagem do Jornal da Band na íntegra. Também estão listados os links para um arquivo com perguntas e respostas sobre a NBR 15.575, para uma entrevista do coordenador de revisão da Norma de Desempenho da ABNT, Fábio Villas Boas, e para o Guia Orientativo para Atendimento à Norma ABNT NBR 15.575, documento produzido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com a colaboração do Sinduscon-MG.
Reportagem sobre a Norma de Desempenho do Jornal da Band
Entrevista com Fábio Villas Boas (coordenador de Revisão da Norma de Desempenho da ABNT)
Tira-dúvidas sobre a Norma de Desempenho de Edificações
Guia Orientativo da Norma de Desempenho