As vendas de apartamentos novos em Belo Horizonte e Nova Lima cresceram 12,8% passando de 243 unidades em fevereiro para 274 em março. O número de lançamentos também aumentou. No mesmo mês, foram lançadas 468 unidades residenciais, o que representou elevação de 290% em relação ao volume do mês anterior (120 unidades).
Desde outubro de 2019, os lançamentos não eram superiores às vendas. Esses dados fazem parte do “Censo do Mercado Imobiliário de Belo Horizonte e Nova Lima”, realizado pela Brain Consultoria para o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).
De acordo com o vice-presidente da Área Imobiliária do Sinduscon-MG, Renato Michel, os números do mercado imobiliário relativos ao terceiro mês do ano surpreenderam positivamente: “Estamos assistindo à divulgação de vários números negativos da economia e, por isso, os resultados positivos no mercado imobiliário ganham especial importância, especialmente considerando que março foi o mês em que se agravou a crise de saúde. E, com isso, se iniciou o processo de distanciamento social, provocando uma crise econômica”.
Do total de 274 apartamentos comercializados em março último observa-se que 31,8%, ou seja, 87 unidades, possuíam preço de até R$ 215 mil. Já 33,2% (91 unidades) tinham preços entre R$ 215 mil e R$ 400 mil. No período, a Região da Pampulha registrou a venda de 119 unidades, o que correspondeu a 43,4% do total. A Região Centro Sul contabilizou a comercialização de 29 unidades, e Nova Lima, 27 apartamentos.
Os lançamentos concentraram-se no padrão econômico. Assim, das 468 unidades lançadas, 452 possuíam valores até R$ 215mil. Em março os lançamentos ficaram restritos a três regiões da cidade: Região Norte (192 unidades), Venda Nova (260 unidades) e Oeste (16 unidades).
Com o número de lançamentos superior ao de vendas, a oferta cresceu 5,9% ao passar de 3.294 apartamentos em fevereiro para 3.488 em março. Mesmo com essa alta, o estoque de unidades novas disponíveis para comercialização se encontra em um dos menores patamares da série histórica da pesquisa iniciada no final de 2015. A oferta residencial no mês pesquisado correspondeu a 19% da oferta lançada, resultado que demonstra o baixo volume de estoque total.
Renato Michel destaca o efeito positivo que o resultado do mercado imobiliário representa: “A Construção Civil, considerada atividade essencial, está mantendo o funcionamento da maioria de suas obras nas cidades de Belo Horizonte e Nova Lima, naturalmente com todos os cuidados de prevenção à pandemia necessários. Com isso, foi possível manter empregos neste momento de dificuldades em que não só o país, mas o mundo, todo vivencia”.
Análise do 1º trimestre/2020 em relação ao 1º trimestre de 2019
No 1º trimestre de 2020 foram lançados 17 empreendimentos residenciais nas cidades de Belo Horizonte e Nova Lima, o que correspondeu a 912 unidades. Em igual período do ano anterior, os lançamentos totalizaram 458 unidades relativas a 15 empreendimentos. Portanto, observa-se incremento expressivo (99,13%) no número de unidades lançadas. As vendas também registraram resultado positivo, passando de 710 unidades nos três primeiros meses de 2019 para 887 unidades em iguais meses de 2020, uma alta de 24,83%.
No primeiro trimestre de 2020 as vendas de imóveis de padrão econômico (até R$215 mil) e padrão standard (de R$215 mil até R$400 mil) se destacaram. Do total de 887 unidades vendidas neste período, 29,8% eram do padrão econômico e 26,4% do padrão standard. A comercialização de imóveis com valores entre R$1 milhão até R$2 milhões correspondeu a 15,8% do total e também se destacou neste período. Já nos lançamentos, que totalizaram 912 unidades nos três primeiros meses do ano, verificou-se que 53% deles corresponderam a imóveis de padrão econômico.
De janeiro a março as regiões Oeste, Pampulha e Centro Sul foram responsáveis por cerca de 75% das vendas. Nestes meses os lançamentos foram destaque em Venda Nova (260 unidades), na Região Oeste (196 unidades), Norte (192 unidades) e Centro Sul (133 unidades).
Em relação ao quarto trimestre de 2019 as vendas de apartamentos novos nas cidades de Belo Horizonte e Nova Lima recuaram 11,74% ao passar de 1.005 unidades (outubro a dezembro) para 887 unidades (janeiro a março/20). O número de unidades lançadas registrou queda menos expressiva: 1,3%.
Diante deste cenário, o vice-presidente do Sinduscon-MG destaca: “As empresas buscam alternativas de sobrevivência nesse momento de dificuldade e a tecnologia surge como uma grande aliada. Mas é preciso destacar que o aumento das vendas em março não significa que o setor não está sentindo os efeitos da forte crise econômica causada pela COVID-19. A dificuldade de acesso ao crédito, mesmo diante de queda da taxa Selic, vem comprometendo o andamento das atividades. Também é preciso aguardar os resultados do mês de abril para ver o comportamento do mercado diante do avanço da incerteza e da instabilidade que se instalou na economia nacional. De to