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Bulevard Arrudas reforça transferência de rodoviária

Obras. Prefeito confirma ampliação do projeto que irá cobrir ribeirão do Barro Preto ao Coração Eucarístico Medida é apontada como compensação para moradores da região Oeste Andréa Silva O prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda anunciou ontem a aprovação do projeto de extensão do Bulevar Arrudas – da avenida Barbacena, na altura do Barro Preto (região Centro-Sul), até a praça dos Esportes, no bairro Coração Eucarístico (região Oeste), numa extensão de 3 km. O anúncio aconteceu horas após um encontro do prefeito com o ministro das Cidades, Marcio Fortes, em Brasília. O investimento confirma o anúncio feito em janeiro de 2008 pelo então prefeito Fernando Pimentel, como medida compensatória à população, caso a rodoviária da capital fosse mesmo transferida para a região do bairro Calafate. Ontem, o prefeito Marcio Lacerda não confirmou que a obra tenha esse objetivo. Segundo ele, o anúncio oficial sobre o local escolhido pela prefeitura para abrigar o novo Terminal Rodoviário só acontecerá amanhã, conforme prometido no último sábado, durante as comemorações dos 112 anos da capital. Hoje, o prefeito se reúne com representantes da empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) para definir os últimos detalhes do projeto da nova rodoviária. Embora o prefeito não tenha confirmado o local da rodoviária, o anúncio da obra no Arrudas é mais um indício de que o novo terminal poderá mesmo ir para a região Oeste. De acordo com o prefeito, a extensão do Bulevar Arrudas seria uma alternativa para melhorias no trânsito, independente da possibilidade de implantação da rodoviária no Calafate. “No local, que deveria ser de trânsito rápido, existe um gargalo. O trânsito é bem difícil no trecho entre a Barbacena e o Carlos Prates e isso precisa ser revolvido”, disse. Com a obra anunciada ontem, o ribeirão Arrudas, no trecho entre a avenida Barbacena e o Coração Eucarístico, receberá o mesmo tratamento feito na parte entre a Alameda Ezequiel Dias e a rua Levi Coelho, próximo ao parque municipal, onde o leito foi coberto e a avenida dos Andradas alargada. O novo trecho do Bulevar Arrudas faz parte de um pacote de obras anunciado ontem pelo prefeito. As intervenções, orçadas em R$ 1 bilhão, incluem também obras de ampliação das avenidas Pedro I, Pedro II, Antônio Carlos e Carlos Luz para receber o Bus Rapid Transit (BRT) e devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2010. Projeto de ampliação do metrô será incluído no PAC em 2010 Os projetos das obras de expansão do metrô de Belo Horizonte também foram debatidas durante a reunião de ontem em Brasília. Segundo o prefeito Marcio Lacerda, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), assumiu o compromisso com a linha 2 (ligação do Calafate ao Barreiro). Em troca, a CBTU solicitou a retirada do projeto da implantação do BRT centro-Barreiro. A ampliação do transporte ferroviário da capital será incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, previsto para iniciar no segundo trimestre de 2010. “Criaremos um grupo para trabalharmos juntos com os governos federal, estadual e a própria CBTU a questão do recurso para o metrô e a expansão das linhas para os próximos anos”, informou. (AS) Frase “A prefeitura irá se reunir com a BHtrans para definir os últimos detalhes da nova rodoviária. Na quinta, faremos o anúncio” Prefeitura terá R$ 1 bi para realizar obras Além do projeto de extensão do Bulevar Arrudas, durante a reunião de ontem em Brasília, foram aprovadas também outras propostas da Prefeitura de Belo Horizonte para a Copa do Mundo de 2014. Entre os projetos aprovados estão a duplicação da avenida Pedro I, a construção do viaduto ligando as avenidas Antônio Carlos e Abraão Caram (Mineirão), implantação do BRT (Bus Rapid Transit), e a construção das via 210 (ligando a Via do Minério, no Barreiro, à avenida Teresa Cristina) e da via 710 (ligação das avenidas Cristiano Machado e Andradas). O investimento das obras foi orçado em R$ 1 bilhão e está garantido pela União. A quantia não leva em consideração as desapropriações. A previsão de conclusão é até 2012. Para o recebimento do BRT – sistema de ônibus que circula sobre calhas e tem capacidade para atender 200 pessoas por veículo -, serão preparadas as avenidas Antônio Carlos, Pedro I, Pedro II e Carlos Luz. “No centro da capital, nas avenidas Paraná e Afonso Pena, serão criados pontos de captação de passageiros”, disse o prefeito. A proposta do Executivo prevê a expansão da central de controle de trânsito da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), com a instalação de câmeras.