Sinduscon – MG

Notícias

Home / Campanha contra imposto sobre moradia em BH é divulgada nos principais pontos da capital

Campanha contra imposto sobre moradia em BH é divulgada nos principais pontos da capital

O “Movimento em favor de BH e contra a criação do imposto sobre moradias” por meio da campanha “Mais imposto não, BH!” tem chamado a atenção nas ruas de Belo Horizonte. Mais de dez outdoors da iniciativa foram espalhados nos principais pontos da capital pela empresa BH Mídia OOH. Ruas como a Piauí nº 242, no bairro Santa Efigênia, na Aarão Reis nº 421, próximo à Praça da Estação, e na avenida Pasteur, 142, são alguns dos locais de exposição das peças.

O movimento é organizado por 28 entidades, entre elas, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL BH) e a Fiemg. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade de uma maior discussão sobre o Projeto de Lei 1.749/15 que trata sobre o novo Plano Diretor de BH, em tramitação na Câmara Municipal.

Um dos principais pontos questionados pelas entidades é sobre o coeficiente de aproveitamento dos terrenos. Atualmente, na capital, proprietários que possuem, por exemplo, áreas de 1000m² podem construir até 2,7 vezes sobre o tamanho dela. Mas, pela proposta do novo Plano Diretor, o coeficiente de aproveitamento torna-se apenas 1,0. Proprietários que quiserem construir além desse coeficiente teriam que pagar a chamada outorga onerosa à Prefeitura Municipal. Estudo, realizado a pedido das entidades organizadoras do movimento, estima que caso seja aprovado como está proposto, o novo Plano Diretor trará um aumento final médio de até 30% no valor do imóvel.

Diante do impacto, a campanha está recolhendo assinaturas por meio do site http://www.maisimpostonaobh.com.br/assine para que mais pessoas possam se manifestar contra a aprovação do novo Plano Diretor como está proposto.