Sinduscon – MG

Notícias

Home / Casa Verde e Amarela contratou 45% a mais em agosto de 2022

Casa Verde e Amarela contratou 45% a mais em agosto de 2022

Fonte: CBIC

Resultado das mudanças implementadas no Casa Verde e Amarela (CVA), com o ajuste das faixas e o aumento de subsídio do programa, aplicadas em julho deste ano, a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniela Marques, informou que a instituição contratou R$ 7,2 bilhões em agosto, um crescimento de 36% em relação a julho de 2022 e de 45% a agosto de 2021. O anúncio foi feito durante a live Quintas da CBIC nesta quinta-feira (08/09).

Ao comemorar o resultado, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, ressaltou que redistribuir melhor os recursos deu mais oportunidade para as pessoas participarem do programa. Martins também reforçou a importância do crescente diálogo entre a entidade e a Caixa. “Com o trabalho há muitas mãos a gente consegue construir condições melhores para o nosso país”, frisou.

Reuniões periódicas

A exemplo das reuniões periódicas que a CBIC tinha com a Caixa, antes da pandemia da Covid-19, Daniela Marques informou que a vice-presidente Henriete Bernabé (de Habitação) montará grupos de trabalho, com uma agenda contínua e permanente de encontros.

Banco de cliente

A executiva da Caixa mencionou que a instituição pretende integrar processos, via tecnologia com os parceiros, para dar maior competitividade, agilidade e tornar a jornada digital do cliente e dos parceiros mais positiva. “A Caixa quer deixar de ser um banco de produto para ser um banco de cliente”, disse.

Marques aproveitou para solicitar à CBIC o envio de sugestões sobre o que poderia melhorar para desburocratizar a sua área de Habitação.

PPPs e Concessões

A presidente da Caixa informou ainda que está em fase final uma parceria tripartite entre PPI, BNDES e Caixa a ser apesentada ao Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), com um grande chamamento público e edital, ainda em setembro, para todas as prefeituras do Brasil, com mais de 80 mil habitantes, estruturando Parcerias Público-Privadas (PPPs) em creches, resíduos e iluminação pública. “Será um grande canteiro público no Brasil para fazer o ciclo completo”, mencionou.

Neste sentido, Martins ressaltou que a CBIC defende a ampliação da participação das empresas  para fomentar a realização de PPPs e Concessões. “O amplo
acesso a esses mecanismos pelo setor privado poderá contribuir decisivamente para o aumento do investimento e atenuação da atual capilaridade, através da padronização e de comodities”. Informou que a entidade chegou a produzir minutas de contratos e de editais para saneamento, mobilidade urbana, resíduos sólidos e iluminação pública, que também será enviadas à Caixa.

Durante o Quintas ainda foram tratados assuntos referentes ao empreendedorismo, para diminuir a desigualdade social; à agenda das mulheres, e ao Serviço Social da Construção Social (Seconci).

Se você não conseguiu acompanhar, aproveite que a íntegra ainda está disponível no canal
oficial da CBIC no YouTube
.