No último dia 17 de setembro, estiveram reunidos em São Paulo especialistas e empresários de vários países do mundo para debater e apresentar novas concepções para o ambiente urbano durante o 6º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável (SBCS13). O tema foi “Soluções integradas para sustentabilidade em edifícios, bairros e cidades”. No evento, o presidente da Câmara da Indústria da Construção (CIC) da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Teodomiro Diniz Camargos, detalhou os projetos de retrofit executados por sua construtora em Belo Horizonte.
Organizada pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), a programação foi dividida em três painéis que discutiram e apresentaram ideias para dinamizar e incorporar maior qualidade de vida em edifícios, bairros e cidades.
O engenheiro Teodomiro participou do primeiro painel, cujo tema foi “Retrofit de edifícios – Como fazer acontecer?”. Na apresentação, ele falou dos desafios e as vantagens de se realizar este tipo de projeto, descrevendo os casos executados nos edifícios Chiquito Lopes, Tupis (conhecido como “Balança Mas Não Cai”) e no Hotel Excelsior, todos na área central de Belo Horizonte.
Também participaram desse painel o diretor de Prédios Verdes e Eficiência Energética da Secretaria de Planejamento e Sustentabilidade de Nova York, John Lee, e a secretária especial de Licenciamento da Prefeitura de São Paulo, Paula Maria Motta Lara. O debate teve como moderadora a arquiteta, urbanista e coordenadora do Comitê Técnico de Projeto do CBCS, Adriana Levisky.
Clique aqui e veja a apresentação da Construtora Diniz Camargos