Sinduscon – MG

Notícias

Home / CBIC faz balanço do setor e espera crescimento de 2% do PIB da construção em 2013

CBIC faz balanço do setor e espera crescimento de 2% do PIB da construção em 2013

A CBIC divulgou nessa quarta-feira, dia 20, em almoço com a imprensa e os membros da Rede da Construção, que reúne os assessores de comunicação do setor, as projeções para a economia em 2014. Com a economia retraída, a entidade espera um crescimento de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) da construção em 2013. Para o PIB do País, a expectativa é de uma taxa de crescimento de 2,5%. Em 2014, a CBIC prevê aumentos entre 3% e 4% no PIB do setor e de 2,5% para o PIB nacional.

Segundo o vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins (foto): “Quando a economia não anda na velocidade que se imagina, o investimento privado também não anda. É necessário melhorar a eficiência do setor para a economia do Brasil ser mais competitiva”, afirmou Martins. Ele criticou o excesso de burocracia e apontou como gargalos os custos, os prazos e a insegurança jurídica. Para José Carlos, outra tarefa importante é definir regras claras e confiáveis para as concessões. “Consideramos essa uma grande oportunidade que o Brasil tem agora”, disse. Se as concessões anunciadas acontecerem, segundo Martins, o investimento, que hoje está em cerca de 18%, deve chegar a 24% do PIB em 2022.

Entre os outros assuntos abordados estão programa Minha Casa, Minha Vida, financiamento imobiliário, PAC, emprego, subempreitada e os principais desafios do setor. Neste último, José Carlos aproveitou para comentou sobre o Projeto BOOZ, que a CBIC, em parceria com a Associação Brasileira das Incorporadoras (Abrainc) e do Movimento Brasil Competitivo, lançará no dia 11 de dezembro. Trata-se do estudo “Principais Barreiras Regulatórias e Burocráticas no Desenvolvimento do Setor Imobiliário Brasileiro”, desenvolvido pela consultoria Booz & Company. O lançamento ocorrerá em evento que será realizado em Brasília.

Clique aqui para acessar a íntegra da apresentação feita durante a coletiva de imprensa que contou – pelo Sinduscon-MG -, com as presenças do coordenador sindical e coordenador do Banco de Dados da CBIC, Daniel Furletti, da assessora econômica do sindicato e do Banco de Dados da CBIC, Ieda Vasconcelos, e a assessora de Comunicação Néllie Branco.

 

(Com informações do CBIC Hoje de 21/11/13)