O atual cenário político do Brasil e as perspectivas eleitorais para 2018 foram tema do Fim de Tarde Sinduscon-MG realizado nesta segunda-feira (30) em Belo Horizonte. O cientista político, Leonardo Barreto, foi o convidado especial do evento que reuniu mais de 80 empresários do setor da construção civil.
Barreto fez uma análise sobre o impacto dos escândalos de corrupção na política, abordou os nomes dos possíveis candidatos à presidência da República para o próximo ano e as probabilidades de reformas como a da Previdência serem concretizadas ainda no mandato de Michel Temer.
“Temer cumpriu uma das principais promessas: a de pacificar o Judiciário e a Operação Lava Jato. Esse Governo criou um equilíbrio entre notórios e notáveis. A sensação em Brasília é que o presidente entregou o que prometeu ao manter o andamento das reformas, apesar da mídia dizer o contrário”, disse.
Os dois impeachments que ocorreram no País, de Fernando Collor de Mello e Dilma Rousseff, aconteceram em momentos em que havia uma sensação de descontrole da inflação. “A inflação é que é determinante na vida do cidadão comum, pois tira dele o poder de compra”, analisou.
Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) com especialidade em comportamento político, Barreto acredita que “o brasileiro vai decidir nas próximas eleições é se teremos uma agenda reformista ou uma agenda populista”, diz.
“As reformas econômicas estão em stand by esperando o desenho político que irá se formar, já que hoje não há mais força para aprová-las”, comenta.
Fim de Tarde – O evento é destinado exclusivamente aos diretores e executivos de empresas associadas ao Sinduscon-MG. Esta edição teve o patrocínio das empresas Amanco, Imovelweb e Mega Sistemas Corporativos.
Imagens do evento – Clique abaixo para conferir todas as fotografias do Fim de Tarde: