Fonte: CBIC
Diante dos impactos da pandemia do coronavírus (Covid-19) na construção civil e no mercado imobiliário, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) abriu um canal direto com as entidades associadas e com as empresas construtoras. O objetivo do espaço, atualizado diariamente, é conhecer os problemas locais e buscar soluções para atenuar os efeitos sociais e econômicos da crise no setor.
No ar desde o dia 18 de março, o canal é a comunicação direta com a CBIC para receber tanto perguntas quanto sugestões que balizam o trabalho do Comitê de Crise, formado pelo Núcleo Estratégico da entidade, nas ações junto ao governo e às entidades envolvidas, tanto de cunho federal quanto estadual e municipal.
Para o presidente da CBIC, Jose Carlos Martins, a ideia de reunir todas as demandas do setor no Comitê de Crise foi fundamental para dar o encaminhamento necessário que norteou as ações da entidade junto ao governo. “A questão agora é como a gente continua mantendo a nossa atividade sem prejudicar a saúde dos trabalhadores, e como ela será na sequência, em razão dos impactos do coronavírus na economia. O objetivo é que, com serenidade, ao final da crise o setor faça um Brasil melhor que pode ser o grande alicerce para a economia não afundar”, frisou.
Uma outra grande ação defendida pela CBIC foi o decreto presidencial classificando a construção civil como atividade essencial. Martins articulou uma série de ações prévias até a publicação do decreto no dia 7 de maio. A CBIC criou diretrizes para o setor, visando mitigar os riscos da pandemia do coronavírus nos canteiros de obras. “Nossas propostas foram pensadas para não usar um centavo a mais do recurso público, mas sim o que já tem disponível”, reforçou Martins.
Nesse sentido, a entidade apresentou ao governo federal uma pauta completa do setor com sugestões de medidas em várias frentes – crédito, atraso de pagamentos, contratações, impostos –, bem como ações com o Sebrae sobre linha de crédito e contratação de especialistas para apoiar a construção civil.
Confira as ações e canais de comunicação criados pela CBIC em função da Covid-19: