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Centro de BH será reformulado para atender Copa do Mundo

Faixas exclusivas para coletivos e novas calçadas estão entre as mudanças Eugênio Martins O projeto de implantação do Transporte Rápido de Ônibus (TRO) como forma de preparar Belo Horizonte para receber jogos da Copa do Mundo de 2014 vai mudar todo o cenário do centro da capital, que se transformará em um imenso canteiro de obras. De acordo com a Secretaria Municipal de Políticas Urbanas, 67 trechos de ruas e avenidas da área Central receberão obras para implementação do novo modelo de transporte coletivo. Outros 40 quarteirões terão intervenções de requalificação de calçadas e vias para pedestres. Segundo a consultora técnica do órgão, Maria Caldas, nos quarteirões adaptados para o sistema de ônibus serão implantadas faixas exclusivas para os coletivos e construídas estações de embarque e desembarque de passageiros. Entre as vias que terão obras estão as avenidas Augusto de Lima e Paraná e a rua dos Tupinambás. Na avenida Paraná, por exemplo, será criada uma pista central exclusiva para os ônibus. Nos trechos em que as obras privilegiarão os pedestres, as intervenções serão nos mesmos moldes do programa Centro Vivo, que já revitalizou quarteirões das ruas Carijós e Caetés e das avenidas Augusto de Lima e Amazonas. Agora as obras serão em ruas como a dos Guaranis e em novos trechos da Rio de Janeiro e São Paulo. Na Guaranis, por exemplo, atualmente os buracos tomam conta das calçadas e os pontos de ônibus não possuem bancos, o que gera reclamações dos passageiros. Além da troca do mobiliário urbano (lixeiras, gradis, e bancas), haverá o alargamento das calçadas e alguns quarteirões poderão ser interditados para o trânsito de veículos, sendo destinados, exclusivamente, para os pedestres. Agilidade. Pelo novo sistema de transporte, os ônibus terão portas maiores, que ficarão no mesmo nível das plataformas. O usuário pagará a passagem no terminal, antes de embarcar. “Entendemos que, além da construção de vias transversais pelo programa Corta Caminho, o investimento no transporte coletivo é essencial para melhorar o trânsito”, afirmou Maria Caldas. As primeiras avenidas que receberão o sistema serão a Antônio Carlos e a Pedro I, que será duplicada. A expectativa é de que o tempo de viagem de Venda Nova ao centro diminua de 54 para 32 minutos. O sistema é inspirado em um modelo de Bogotá, na Colômbia. Também serão elaborados projetos executivos para alterar o cenário das avenidas que contarão com os corredores rápidos. Na Pedro II, Carlos Luz, Amazonas, Nossa Senhora do Carmo e Cristiano Machado, haverá a implantação de vias exclusivas, estações, travessias de pedestres, sinalização e sistemas informatizados. As obras devem fazer parte do segundo lote de licitações do Corta Caminho. Obras podem começar no início do próximo ano Os projetos executivos das intervenções na área Central já estão em fase de elaboração e devem ser finalizados em janeiro de 2010, segundo a Secretaria Municipal de Políticas Urbanas. O custo dos estudos é de R$ 1,4 milhão. O início das obras, no entanto, depende da liberação da verba do governo federal, dentro do PAC da Mobilidade, que deve ser anunciado em agosto. A previsão é de que as intervenções sejam finalizadas em dois anos, junto com a implantação do primeiro corredor, na Antônio Carlos. Os comerciantes do centro comemoram o anúncio da obra. “Espero que realmente seja feita, porque nos quarteirões onde foram feitas obras do Centro Vivo, o comércio se revigorou. Mas partes do hipercento parecem ainda estar esquecidas”, disse José Domingos Teixeira, dono de uma loja de roupa na rua dos Tupinambás. (EM)