A partir de abril passará a ser obrigatório o uso do eSocial por todas as empresas do País. O sistema da Receita Federal (RF) vai captar informações trabalhistas e previdenciárias da empresa em tempo real. Desde agosto de 2013, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) vem promovendo cursos para orientar os empresários e profissionais como implantar e utilizar o novo sistema.
Desde quando foi montada a primeira turma, as vagas foram preenchidas rapidamente, devido à demanda latente por essa capacitação. Já foram montadas quatro turmas e a quinta turma, marcada para dia 13 de março, já está com inscrições abertas.
A mudança no sistema da RF já estava prevista e vai abranger todas as empresas e empregadores, inclusive pessoas que tenham registrado empregados domésticos. Contudo, reportagem do jornal Valor Econômico, do último dia 14 de janeiro, com dados de pesquisa realizada pela Wolters Kluwer Prosoft, mostrou que até dezembro 36% dos escritórios de contabilidade e dos departamentos contábeis-financeiros das empresas ainda não haviam iniciado processo para se adaptarem à mudança.