Sinduscon – MG

Notícias

Home / Comissão do Sinduscon-MG debate legislação e relações trabalhistas nas empresas da construção civil em Minas Gerais

Comissão do Sinduscon-MG debate legislação e relações trabalhistas nas empresas da construção civil em Minas Gerais

A legislação trabalhista e de proteção social do trabalho passou por alterações significativas, que impactam diretamente as empresas. Para apoiar as construtoras em seu cumprimento efetivo, oferecendo informações de qualidade para maior segurança jurídica, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) criou a Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT/Sinduscon-MG).

A comissão deriva do antigo Grupo de Intercâmbio da Construção Civil em Recursos Humanos (GICC-RH), criado há pouco mais de 29 anos, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos sobre práticas de RH e a produtividade nas construtoras associadas ao sindicato. No novo formato, a comissão seguirá pautada em trocas de experiências, com o olhar atento às mudanças de legislação e de mercado. “A CPRT mantém suas atividades com esse viés, ou seja, de promover atividades ligadas à gestão de pessoas, com ações voltadas às relações de trabalho, saúde e segurança do trabalho na construção civil”, destaca a presidente do GICC-RH/CPRT, Gláucia Brasileiro (Direcional Engenharia).

A comissão é composta por colaboradores, diretores e representantes das áreas de Recursos Humanos e administrativa de 42 empresas associadas ao Sinduscon-MG. Segundo o vice-presidente de Política e Relações Trabalhistas do sindicato, Gustavo Diniz, o grupo proporciona um espaço valioso para o compartilhamento de ideias, soluções, aprendizado e novidades para o setor. “A comissão, para além de promover uma ávida interação entre as associadas, é uma catalisadora de novas práticas e dinâmicas a serem implementadas nas empresas. Toda a cadeia da construção civil ganha com isso”, afirma.

De acordo com o vice-presidente do Sinduscon-MG, os temas da área são dinâmicos. “Desde cases de PLRs e pesquisas salariais a nuances trabalhistas e previdenciárias, o setor demanda uma segurança jurídica em seus processos, sem que tenhamos que provisionar passivos e estamos sempre receosos de nossas práticas. Avançar na qualificação de nossa mão de obra, promover o equilíbrio entre a justa remuneração e os custos dos empreendimentos, bem como reter os profissionais são desafios para a construção civil”, afirma.

Alinhamento com a CBIC e networking no setor

A renovação da gestão da CPRT/Sinduscon-MG ocorrerá a cada dois anos. Em fevereiro foi eleita a atual gestão. A comissão está alinhada à CPRT da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que trabalha em torno de uma agenda comum e busca aperfeiçoar as relações de trabalho, impulsionar a produtividade e fortalecer o setor.

As reuniões do grupo são mensais, alternadas entre virtuais e presenciais, o que proporciona mais interatividade e dinamismo para compartilhamento de ideias e experiências entre os associados. “Já temos cronograma de atividades mensais com o objetivo de contribuir para o fortalecimento e engajamento dos participantes visando melhorias no setor de construção civil. E, anualmente, temos um evento aberto de gestão de pessoas com assuntos relevantes para a construção civil”, conta Gláucia Brasileiro. 


Gestão CPRT Sinduscon-MG 2023/2025

• Presidente: Gláucia Brasileiro (Direcional Engenharia)
• Vice-presidente: Carla Oliveira (Construtora Caparaó)
• Secretária: Juliana Loiola (Grupo Britto)