Promovido pelo Sinduscon-MG, seminário reuniu especialistas e líderes da construção civil em Belo Horizonte para debater o papel da comunicação no setor
O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG) realizou, pela primeira vez, o COMUNIC – Seminário de Comunicação da Construção Civil, em Belo Horizonte, reunindo cerca de 50 profissionais, lideranças empresariais e especialistas para discutir o papel estratégico da comunicação nas organizações do setor. O evento destacou como o diálogo, a empatia e o uso inteligente da tecnologia podem fortalecer o relacionamento entre empresas, associados e a sociedade.
A vice-presidente de Comunicação do Sinduscon-MG, Izabella Lages, abriu o seminário ressaltando que comunicar é um exercício de construção coletiva. “A comunicação é parte essencial da gestão e precisa estar conectada aos valores e propósitos das empresas”, afirmou.
Na sequência, a jornalista e terapeuta Maíra Lemos ministrou a palestra “Comunicação na Prática”, compartilhando sua trajetória e os aprendizados da carreira, que incluiu passagens por grandes emissoras e a cobertura de uma Copa do Mundo. Ela destacou que comunicar bem é resultado de treino, autoconhecimento e escuta ativa. “A comunicação é estratégia. Sempre devemos transformar conflitos em oportunidades. Isso ajuda em qualquer situação da vida”, disse. Maíra apresentou cinco passos para uma comunicação efetiva, que envolve olhar para dentro, usar a escrita como expressão com o uso de palavras-chave e, sobretudo, praticar.
Mediada por Izabella Lages, a mesa-redonda “Comunicação como estratégia de associativismo e engajamento” reuniu o presidente do Sicepot-MG Jovem (do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais), Homero Baeta, e a superintendente de Desenvolvimento Sindical da Fiemg, Laila Katina. Foi um debate sobre como os sindicatos vêm adaptando suas linguagens e estratégias para dialogar com públicos diversos, de forma a reforçar a importância do associativismo.
“A forma de comunicação com associados pode ser diferente, mas a mensagem é sempre a mesma. Por isso, o importante é que haja coerência”, pontuou Laila. Ela destacou ainda que, desde o fim da contribuição sindical obrigatória, as entidades precisaram se reinventar para gerar engajamento com base em credibilidade e propósito.
Homero Baeta apresentou ações voltadas para aproximar o público jovem das entidades de classe, como eventos esportivos e campanhas digitais. “Tentamos transmitir conhecimentos, adaptando a linguagem da comunicação com o uso das redes sociais. Não há um padrão único, mas a humanização é fundamental e sempre funciona”, afirmou.
Encerrando o seminário, o painel “Inteligência Artificial na Comunicação Corporativa: Desafios e Tendências”, contou com as presenças do superintendente de Comunicação da Fiemg, Pedro Costa; do diretor de Novos Negócios da LZ, Luigi Zampetti, e do fundador e COO da TuTo Digital, Thiago Silva, com mediação da diretora de Marketing e Operações da Órbi Conecta, Francis Aquino.
Pedro Costa defendeu que a IA tem potencial para otimizar processos sem substituir o olhar humano. “O guardião da marca continua sendo a empresa e as pessoas. A ferramenta é usada para melhorar a produtividade e apoiar decisões”, explicou. Ele contou que a Fiemg já utiliza um briefing inteligente que automatiza demandas e permite à equipe focar em atividades estratégicas, além de sistemas de monitoramento de crises.
Para Luigi Zampetti, o uso da IA deve ser precedido por organização e clareza de processos. “Existe um papel anterior ao uso da inteligência artificial, que é estruturar a comunicação antes de automatizá-la”. Já Thiago Silva enfatizou a importância de compreender a revolução tecnológica em curso. “Toda nova revolução envolve erros e acertos, mas traz grandes oportunidades. A IA não vai substituir humanos, mas pode substituir humanos que não usam IA”, alertou.
Durante o evento, foi lançado o Sinduscon-MG Lab, iniciativa em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia Órbi Conecta, voltada à inovação e ao desenvolvimento de soluções de comunicação e tecnologia para o setor da construção. “Estamos no momento de lançamento e, para a primeira turma, o tema será Lean Construction. Uma das propostas de valor é quando você oferece algo que nenhuma pessoa tira de você, que é o conhecimento, o saber. O que o Sinduscon-MG Lab propõe, junto com o Órbi, é justamente possibilitar pessoas pensantes no futuro da construção civil, a serviço do setor e refletindo também sobre o futuro dentro dessa jornada”, adianta.
Sobre o Sinduscon-MG
O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), fundado em 1936, é uma das principais entidades representativas do setor no país, com atuação voltada ao fortalecimento da indústria da construção, promoção do desenvolvimento urbano e defesa dos interesses do segmento. Com base em valores como inovação, responsabilidade social e sustentabilidade, o Sinduscon-MG tem papel ativo nas discussões de políticas públicas que afetam o setor e a sociedade. O COMUNIC contou com o apoio institucional de TopMix, TKE, PASI e Krona.